Ed. Física, perguntado por karolynearaujo42, 5 meses atrás

A FISIOTERAPEUTA MADAME BERTHERAT NO INTUITO DE CONHECER, ENTENDER, COMPREENDER A COMPLEXA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO, BEM COMO PROPOR ATIVIDADES QUE PUDESSEM MELHORAR SEU CONDICIONAMENTO, CRIOU O MÉTODO...? * 8 pontos Automassagem Yoga Pilates Antiginástica ​

Soluções para a tarefa

Respondido por stella20203045022905
0

Resposta:

As primeiras cadeistas musculares que trouxeram para seus métodos as questões psico-comportamentais foram Madame Godelieve Denys-Struyf, criadora do método que leva as iniciais de seu nome G.D.S., e Madame Thérèse Bertherat, discipula de Madame Mezieres que trouxe para as cadeias musculares de Mezieres as primeiras ligações comportamentais e corporais.

Neste artigo apresentarei a vocês um pouco do trabalho e da história desses dois grandes nomes da fisioterapia mundial.

Madame Godelieve Denys-Struyf G.D.S. (1960/1970)

Madame Godelieve Denys-Struyf é fisioterapeuta e osteopata. Nasceu no antigo Congo e lá viveu até seus 16 anos em uma fazenda de cacau. Sendo de família Belga, retornou à Bélgica e matriculou-se na Escola de Belas Artes de Bruxelas. Lá ela deveria refinar seu dom de retratista nata.

Como desenhista sempre tentava passar aos seus alunos mais tarde que já como terapeuta aprender a ver.

Suas Cadeias são musculares e articulares. Denys-Struyf, fisioterapeuta e retratista, concebeu um conjunto de posturas designativas de estados:

Psicofísicos;

Personalísticos específicos;

Idiossincráticos.

Eles surgiram baseados em pressupostos teóricos de alguns métodos, como por exemplo:

A Facilitação Neuro Muscular Proprioceptiva;

A linha Mézièrista;

A percepção da coordenação motora.

Todos possuem como ponto em comum acreditar que o tecido muscular é um conjunto indissociável: o tecido fibroso.

Método de facilitação neuromuscular proprioceptiva

O Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, foi desenvolvida por Kabat em meados de 1950. Foi o primeiro a considerar a solidariedade dos músculos como reestruturação do movimento. Criou vários exercícios combinados e com bases em espirais baseados em padrões primitivos.

Seu objetivo era através do reflexo de estiramento realizar a estimulação de mecanismos neuromusculares através da estimulação de seus proprioceptores. Assim, era possível reestruturar o movimento. O método trabalhava os grupos musculares de forma isolada, mas já no conceito de globalidade.

Cadeias musculares de Madame Godelieve e articulares GDS

As Cadeias Musculares e Articulares GDS acreditam no conceito de que nossa atitude postural é a forma de nosso corpo derivada de uma multiplicidade de fatores: desde a genética até o psiquismo e o comportamento.

Há seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma dessas famílias corresponde uma tipologia psico comportamental.

Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia. Isso dificulta sua adaptabilidade mecânica e comportamental. Então, torna-se fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo cadeias de tensão musculares.

Em seu método considera que os problemas posturais podem não ser iniciados em músculos isolados. Agregou outros fatores negligenciados por muitos fisioterapeutas, como fatores ligados a totalidade psicomotora e vivência que é individual.

As causas de lesões no aparelho locomotor estão associadas a impulsão global do corpo na eretabilidade. Cada impulsão é o que determinam nossos gestos. Por sua vez, a repetição desses fixam nossa tipologia, que é única para cada indivíduo.

Explicação:

Perguntas interessantes