A figura a seguir apresenta os movimentos de flexão (a) e extensão (b) da perna.
a) Qual articulação é colocada em movimento nessa situação ?
b) Explique o que acontece com o bíceps femoral e com o quadríceps femoral quando o joelho se dobra e a perna é flexionada.
c) Explique o que acontece com o bíceps femoral e com o quadríceps femoral quando a perna se estende.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
Seguem as respostas relacionadas com as perguntas apresentadas:
A) O membro inferior é formado pela coxa que possui o fêmur como osso e a perna que tem a tíbia e a fíbula sendo que o joelho consiste em uma articulação apresentada no formato de dobradiça que é originada pela junção entre a tíbia e o fêmur.
Quando ocorre a flexão do joelho, a perna se dobrsa em direção à parte posterior da coxa.
Com relação aos músculos indicados na figura é preciso saber que:
1) Bíceps Femoral: passa pela parte de trás do aspecto externo da coxa com sua inserção estando presente na cabeça da fíbula logo abaixo do joelho estando relacionado com a flexão desta articulação.
2) Quadríceps femoral: é um músculo com quatro cabeças diferenciadas que envolve o fêmur de maneira quase completa com atuação na extensão do joelho.
Quando se pensa na flexão do joelho que vai fazer a perna ser levantada são utilizados apenas os músculos posteriores da coxa dentro os quais estão o bíceps femoral que é contraído junto com outros músculos desta região.
B) No momento em que a perna é esticada ocorre a extensão na articulação do joelho que vai ser realizada utilizando o quadríceps femoral o qual fica contraído enquanto os músculos posteriores como o bíceps femoral se mantém relaxados.
Espero ter ajudado.
A) A articulação tibiofemuropatelar, vulgo joelho.
B) Na flexão da perna o bíceps femoral contrai mais do que o quadríceps por ser o agonista do movimento e o quadríceps femoral se torna o antagonista para refinar e controlar as forças.
C) Já na extensão acontece o contrário, o quadríceps é que se torna o agonista e contrai mais e o bíceps é que contraí menos e se torna o antagonista.
Músculos agonista e antagonista
Falar que os músculos trabalham de forma antagonista significa falar que um músculo gera forças contrarias ao outro, e é verdade isso, quase todos os músculos são antagonista de outros músculos, é uma maneira do corpo controlar a força das contrações e refinar os movimentos.
Venha estudar mais sobre músculos agonistas e antagonistas
https://brainly.com.br/tarefa/2710384
#SPJ3