A ferramenta PDCA é um método iterativo de gestão, considerado bem simples, e a sua simplicidade faz dele um instrumento muito flexível e que nos permite utilizá-lo e aplicá-lo tanto na gerência da empresa como em cada um dos processos existentes em uma organização, em qualquer setor ou área.
Desse modo, considere que a empresa em que você trabalha está planejando um evento denominado Semana da Qualidade para aumentar o engajamento dos colaboradores com a cultura da qualidade e melhoria.
Adaptado de PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade - Teoria e Prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Pautando-se nas as informações acima, descreva quais atividades você realizaria em cada uma das etapas do ciclo PDCA para a realização do evento.
Soluções para a tarefa
A ferramenta PDCA também é conhecida como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart e ela possui um papel importante quando uma organização deseja implantar um programa de melhoria contínua.
O ciclo PDCA se estrutura em um circuito de 4 ações complementares seguindo a lógica: PLAN (planejar), DO (fazer), CHECK (checar) e ACT (agir). A seguir você verá o que cada fase compreende.
PLAN:
Em primeiro lugar, na fase de planejamento é onde o administrador vai localizar os problemas e descobrir como e da onde eles surgem, para em seguida estabelecer planos de ação.
DO:
Em seguida, na fase de fazer é onde se coloca o plano previamente elaborado em execução.
CHECK:
Na fase de checagem, cabe ao administrador, através de indicadores de desempenho, verificar se as metas estão sendo atingidas e se o plano está saindo conforme o esperado.
ACT:
Por fim, nessa fase devemos aplicar ações corretivas em caso de algo não estar saindo como o esperado e aplicar padronização para obter o sucesso.
Aprenda mais sobre o PDCA em:
https://brainly.com.br/tarefa/42505525