a família e sua representação na sociedade brasileira? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
Sociologicamente, para Émile Durkheim, as famílias se incluem na esfera das instituições sociais e, consequentemente, são conservadoras por essência. O seu objetivo é se constituir como um mecanismo regulatório, junto as outras instituições, que definem regras e costumes vigentes em uma sociedade por meio de seus costumes.
Se estamos inclusos no contexto do Brasil, cabe notar o feitio geralmente propagando como seu exemplo de família tradicional: heteronormativa, em todos os segmentos de sua estrutura, monogâmica, religiosa e constituinte de filho(s) e filha(s). Este padrão, mais aceito como o normal, na teoria conservadora, não representa a realidade complexa e diversa das instituições familiares encontradas em todo o país. Há ambientes parentais de casais não héteros, com filhos ou não, de mães solteiras, de avós e avôs e seus netos, de posição religiosa ou ateia, com o ideal poligâmico dentre os casais, entre outros exemplos; todos estes se constituem como instituições sociais do campo familiar, só não são convencionados como tradicionais.
Cada um com sua diversidade e forma de viver, tem como papel social na sociedade brasileira a preservação do mundo social. Diferentemente do que pensou Durkheim, o fato das instituições serem conservadoras não anula a possibilidade de quebrar as regras impositoras, dotadas de exterioridade e segregacionismo. As famílias brasileiras são e podem ser representadas como uma complexidade, múltiplas facetas, diversidade, entre outros.