Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

A expressão “Compreender para crer e crer para compreender" resume o pensamento do filósofo Agostinho de Hipona. Sobre este pensamento, assinale a alternativa correta:


a) 

Para Agostinho, ao se aproximar de Deus, o ser humano tem a sua razão iluminada por ele, o que o capacita a contemplar as ideias.

b) 

O conhecimento, de acordo com Agostinho, é parte essencial da alma humana e não tem relação com Deus.

c) 

Agostinho afirmava que o conhecimento se relaciona ao intelecto do próprio homem e não pode ter origem na fé.

d) 

Segundo a teoria de Agostinho, o homem, ao alcançar por meio da razão as verdades eternas, é iluminado e se torna uma divindade.

e) 

Agostinho acreditava que a racionalidade capacita o ser humano a compreender as coisas como elas realmente são, ou seja, sua essência.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kawaii1238
7

Olá!!

Resposta:

e) Agostinho acreditava que a racionalidade capacita o ser humano a compreender as coisas como elas realmente são, ou seja, sua essência.

Espero ter ajudado!!

Boa Sorte

Respondido por larissamagrani
2

Santo Agostinho estabelece a teoria da iluminação divina como parâmetro do conhecimento humano. Somente guiado pela razão divina, ele consegue ser feliz e conhecer a verdade (LETRA A).

Santo Agostinho de Hipona é uma das figuras mais importantes da Patrística, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus".

Santo Agostinho concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.

Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.

Santo Agostinho une fé e razão e diz que, juntas, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas, mesmo que seu pecado o afaste de Deus. O homem, pelo livre-arbítrio, consegue, por vontade própria, se inclinar a Deus, pois recusa os prazeres carnais e se dedica a ações espirituais.

Link: brainly.com.br/tarefa/3159511

Anexos:
Perguntas interessantes