A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, estuda os valores e princípios morais de uma sociedade, é um instrumento social orientador do comportamento humano, entretanto, é individual, ou seja, cada pessoa baseada em seus princípios, valores e sentimentos, traz consigo a sua ética, seu modo de agir único.
Qual das alternativas exprime a relação entre ética e moral?
Escolha uma:
a. Não há como uma pessoa ser ética e não ser moral, a moralidade e a ética têm extatmente a mesma significação, porém os conceitos podem ser diferentes.
b. Uma pessoa é moral quando age conforme valores e costumes determinados pela sociedade em que vive, mas que podem ser questionados pela ética. Assim, uma pessoa pode ser moral (até por conveniência), mas não necessariamente ética. Correto
c. A Ética está relacionada às regras, princípios que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de todos os indivíduos de uma sociedade, a moral pode ter a mesma significação, porém, tem por objetivo facilitar a realização das pessoas.
d. A relação básica entre ética e moral é que ambas têm significação filosófica, social e religiosa.
e. A ética pode ser entendida por vezes ou até relacionada à liberdade, onde a pessoa exerce autoridade sobre si perante as normas e costumes sociais instituídos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Responsabilidades éticas correspondem a atividades práticas e comportamentos esperados ou proibidos, por membros da sociedade apesar de não codificados em leis, tais responsabilidades envolvem uma série de normas, padrões ou expectativas de comportamentos, considerados corretos, justos ou de acordo com seus direitos morais que correspondem a valores específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros.
Sobre o comportamento eticamente correto, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O comportamento ético deve sempre transpor as expectativas de comportamentos justos e dentro do que é considerado correto pela sociedade, e moral para a comunidade.
b. O comportamento eticamente correto está relacionado ao respeito que um individuo apresenta em relação aos padrões e normas da sociedade em que vive e também dos valores morais. Correto
c. Os valores morais e éticos direcionam o comportamento do individuo e possui a mesma significação no contexto da ética, ou seja, o individuo ético não necessariamente tem moral.
d. A pessoa ética é aquela que segue rigorosamente as regras e leis sociais, independentemente dos valores morais, culturais e religiosos da comunidade em que vive.
e. O comportamento eticamente correto está relacionado às normas impostas pela sociedade, quem não respeita tais normas não pode ser considerado um ser antiético.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Bioética tem como objetivo nortear e facilitar o enfrentamento de situações que surgirão na vida profissional. Assim, esse conceito deve ficar bem claro, pois é de extrema importância que as pessoas possam refletir e saber como se comportar em relação às diversas situações da vida profissional em que surgem os conflitos éticos. Existem diversas teorias éticas, com princípios éticos importantes para a prática em saúde, assim podemos citar quatro (4) importantes princípios éticos que guiam a prática de enfermagem, são eles: a beneficência ou benevolência; não maleficência; justiça e autonomia.
Assinale a alternativa que apresenta a relação entre bioética e as ações do enfermeiro de acordo com os princípios éticos.
Escolha uma:
a. o paciente é autônomo, e tem o direito de tomada de decisão, assim, não há problemas na aplicação do princípio da autonomia pelo enfermeiro.
b. os princípios de benevolência e não maleficência não tem relação entre si, e possuem conceitos e objetivos distintos.
c. o enfermeiro deve atender as necessidades individuais do paciente, evitando causar mal e danos aos mesmos. Tal afirmação trata-se do princípio da não maleficência.
d. agir com bondade, fazer o bem aos outros, buscar o que é benéfico pra você e não causar danos a si mesmo e aos outros refere-se ao conceito de beneficência e benevolência. Incorreto
e. o princípio da justiça está relacionado a atribuir tratamento diferenciado entre iguais, e serviços de saúde iguais às pessoas, independentemente de suas necessidades.
Soluções para a tarefa
1. Sobre a relação entre ética e moral:
b. Uma pessoa é moral quando age conforme valores e costumes determinados pela sociedade em que vive, mas que podem ser questionados pela ética. Assim, uma pessoa pode ser moral (até por conveniência), mas não necessariamente ética.
A moral é entendida como um conjunto de normas e princípios adquiridos culturalmente em determinados grupos sociais. A ética se propõe à reflexão sobre a moral para o convívio social.
A diferença está em que a moral opera no grupo, enquanto a ética pode ser questionada pelo indivíduo.
2. Sobre o comportamento eticamente correto:
b. O comportamento eticamente correto está relacionado ao respeito que um individuo apresenta em relação aos padrões e normas da sociedade em que vive e também dos valores morais.
O comportamento ético está associado a consciência moral, a boa conduta pessoal e individual. Agir eticamente é uma escolha, uma decisão pessoal de consciência.
3. Sobre a relação entre bioética e as ações do enfermeiro de acordo com os princípios éticos:
c. o enfermeiro deve atender as necessidades individuais do paciente, evitando causar mal e danos aos mesmos. Tal afirmação trata-se do princípio da não maleficência.
O princípio da autonomia é o conceito de consentimento livre e esclarecido, que garante ao paciente o direito de contar com informações suficientes que o tornem livre de qualquer forma de coerção ou engano por parte da equipe de saúde, bem como, lhe dá condições para fazer uma escolha racional de aceitar ou não a realização de um diagnóstico ou procedimento e fazer ou recusar um tratamento.
O princípio da não maleficência pode ser entendido como "a obrigação de não causar danos”. Ou seja, o uso da prudência diante de situações que exijam do profissional de saúde a não intervenção, já que, dependendo do caso, a ação “beneficência”, poderia causar um mal maior que os benefícios decorrentes.
O princípio da beneficência obriga o profissional de saúde a ir além da não maleficência, isto é, não causar danos intencionalmente e exige que ele contribua para o bem estar dos pacientes, promovendo ações para prevenir e remover o mal ou dano a saúde física, emocional e mental.
O princípio da justiça está relacionado à distribuição correta e adequada de deveres e benefícios sociais. Dessa forma, os seres humanos são iguais desde seu nascimento, não lhes podendo ser negado qualquer tratamento ou assistência em função de nenhum tipo de discriminação, seja social, racial ou outro fator, preocupando-se com a equidade na distribuição de bens e recursos.
Bons estudos!