A escultura renascentista é resultado dos conhecimentos científicos do período, como a perspectiva geométrica (ou científica), além do aprofundamento dos estudos das proporções da Antiguidade Clássica. Dois importantes nomes representam a escultura do Renascimento: Verrocchio e Michelangelo. Suas obras mantêm pontos de contato em relação ao esforço realista – adquirido na categoria da pintura – e aos aspectos distintos.
Selecione a afirmativa que identifica as diferenças conceituais entre a obra de Verrocchio e de Michelangelo:
A.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais decorativo influenciado pela ourivesaria em Verrochio; e uma linguagem mais exata pela aplicação das regras da perspectiva em Michelangelo.
B.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais etéreo influenciado pela pintura em Verrochio; e uma linguagem mais enérgica dramática em Michelangelo.
C.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais decorativo influenciado pela ourivesaria em Verrochio; e uma linguagem mais enérgica e dramática em Michelangelo.
D.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais humanista influenciado pela Antiguidade pagã em Verrochio; e uma linguagem mais enérgica dramática em Michelangelo.
E.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais decorativo influenciado pela arquitetura em Verrochio; e uma linguagem mais simétrica e regular em Michelangelo.
Soluções para a tarefa
Resposta:C.
Na escultura renascentista, podemos identificar um caráter mais decorativo influenciado pela ourivesaria em Verrochio; e uma linguagem mais enérgica e dramática em Michelangelo.
Explicação:
Verrocchio e Michelangelo foram dois importantes destaques da escultura renascentista, formando verdadeiras escolas para os artistas posteriores. Há, porém, diferenças conceituais nas suas produções: podemos identificar um caráter mais decorativo influenciado pela ourivesaria em Verrochio; e uma linguagem mais enérgica e dramática em Michelangelo. Verrocchio representava detalhes minuciosos, característicos da influência do seu trabalho anterior como ourives. Suas figuras são menos trágicas, movimentadas e dramáticas do que as figuras esculpidas de Michelangelo, considerado unanimemente como "gênio" pela história da arte. A grandeza heroica das figuras de Michelangelo conquista os sentidos dos observadores, pois, para o artista, a beleza é submetida à expressão dos seres esculpidos. Os termos "linguagem exata pela aplicação das regras da perspectiva"; "caráter etéreo influenciado pela pintura"; "caráter humanista influenciado pela Antiguidade pagã"; e "linguagem simétrica e regular" não se referem com precisão à expressão máxima de nenhum dos dois escultores – embora estejam presentes no vocabulário compositivo dos artistas do Renascimento – e, especialmente, não retratam as diferentes formas de expressão dos dois escultores.