A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos". (Veiga, 1995, p. 11). VEIGA, Ilma P.A. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. Assinale as afirmativas com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório. ( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico. ( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano. ( ) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A opção que traz a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Soluções para a tarefa
Alternativas
a)
V, V, V, V
b)
F, V, F, V
c)
V, V, F, F
d)
V, F, V, F
e)
F, F, V, F
alternativa A, todas estão corretas.
Sim. Todas as alternativas estão corretas.
O currículo escolar é aquele que fundamenta o conteúdo didático que será oferecido, enquanto o Projeto Político Pedagógico se relaciona aos pressupostos básicos para a atuação didática.
Partindo deste ponto, notamos que o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-las durante um determinado período de tempo.
Ele possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.
Além disso, em sua base pedagógica ele deve ser reelaborado dependendo das condições de cada instituição podendo levar até 10 anos, devendo definir e organizar atividades necessárias para a aprendizagem.