Administração, perguntado por fabmarques2013, 5 meses atrás

A entrevista é uma técnica largamente utilizada em processos de seleção de pessoas no contexto brasileiro, e pode ser percebida como oportunidade para o entrevistador conhecer melhor o candidato. Nesse sentido, a verificação e a validação dos critérios utilizados para planejá-la e executá-la, bem como o rigor na apreciação dos dados coletados, são cuidados importantes que cabem ao entrevistador durante determinado processo seletivo. Considere que você é o profissional de gestão de pessoas encarregado para realizar entrevistas em um processo seletivo para engenheiros, para a vaga de auditor, que está sendo realizado na empresa na qual você trabalha. Para a vaga, exige-se fluência em inglês e duas certificações na área de auditoria, bem como, no mínimo, duas experiências anteriores nessa função, e recomenda-se conhecimentos em habilidades sociais para gerenciamento de conflito. Escolha, a seguir, a alternativa correta para as suas ações em alinhamento com o que estudamos sobre a entrevista enquanto técnica de seleção de pessoas:
A. Mesmo que você opte pela entrevista semiestruturada na triagem, e identifique que um bom candidato não é fluente em inglês, poderá mantê-lo no processo seletivo e, se aprovado, indicá-lo para o desenvolvimento dessa competência.
B. Se você escolher pela entrevista estruturada, terá mais liberdade para atualizar as perguntas, na medida em que a entrevista acontece, diante do engenheiro candidato.
C. É importante que você tenha consciência técnica de que as respostas do engenheiro candidato às perguntas que envolvam situações das experiências de auditoria anteriores são recomendadas para a entrevista do processo seletivo da vaga ofertada.
D. Caso você escolha realizar uma entrevista semiestruturada de pré-seleção, poderá inserir duas perguntas abertas em inglês, para avaliar a fluência do candidato nas respostas.
E. Se o candidato apresentar fluência em inglês, narrar três experiências em auditoria e ter as certificações exigidas, deverá, mesmo assim, ser cortado por você

Soluções para a tarefa

Respondido por sermaubra87
0

Resposta:

A letra correta é a D. Caso você escolha realizar uma entrevista semiestruturada de pré-seleção, poderá inserir duas perguntas abertas em inglês, para avaliar a fluência do candidato nas respostas.

Explicação:

A entrevista pode ser caracterizada como de pré-seleção quando ocorre uma triagem dos profissionais que se candidataram; por exemplo, é muito recorrente candidatos que não são fluentes em língua inglesa se apresentarem para vaga que exige domínio de tal idioma. Na entrevista de triagem, isso pode ser identificado, atenuando os custos que a empresa teria se mantivesse um bom candidato ao longo do processo seletivo, mas que não tivesse algum tipo de conhecimento obrigatório para o exercício das funções de determinado cargo, como a proficiência em inglês. Adicionalmente, a entrevista pode ser estruturada (com estrutura de perguntas estabelecidas antes, com pouca flexibilidade de atualização diante do candidato), não estruturada (com perguntas elaboradas junto ao candidato a partir do que ele vai paulatinamente respondendo) e semiestruturada (com a utilização de roteiro prévio e complementação de elementos interrogativos a partir da situação de entrevista). Além disso, é possível, por meio de entrevistas voltadas a aspectos mais específicos, realizar perguntas de modo a analisar o comportamento do candidato diante das situações do cargo, recuperando suas respostas ao ambiente em situações passadas e sua perspectiva de resposta a situações apresentadas pelo entrevistador. A entrevista técnica, por sua vez, está voltada à investigação do conhecimento técnico do candidato para performar com as demandas do cargo. Como o conhecimento em habilidades sociais não é uma exigência (consiste em uma recomendação), o candidato poderá ser, assim, mantido no processo seletivo, mesmo com essa lacuna específica, identificada na entrevista técnica. Nesse caso, a empresa pode aprovar o candidato e sugerir curso de capacitação em habilidades sociais, que não consiste em uma obrigatoriedade para ocupar a vaga (BONI; QUARESMA, 2015; GODOY, 1995; DUTRA et al., 2017).

Perguntas interessantes