A dissertação é a forma de escrita frequente e mais solicitada em situações de serviços burocráticos, jurídicos e de trabalhos escolares para a elaboração de relatórios, monografias, ensaios, artigos e comunicação técnico-científica. Ela pode ser utilizada para elaborar conceitos, reflexões sobre temas diversos, apresentar processos, defender pontos de vista.
Leia o texto a seguir, extraído da crônica intitulada Em defesa das árvores, do escritor brasileiro Rubem Alves.
Estava eu na sala de espera do meu médico [...] quando, de repente, um borrão alto se colocou à minha frente. Baixei os “oclinhos” para ver a distância: era um homem que conheci menino [...] Depois dos cumprimentos de praxe e sem mais delongas ele disse: “Rubem, escreva uma crônica em defesa das árvores. [...]
Lembrei-me de um fato [...] acontecido na minha rua [...]. Havia um ipê-amarelo que florescia no mês de julho. O chão ficava dourado com suas flores. Mas a dona da casa em frente ao ipê e a sua incansável vassoura deram o nome de “sujeira” ao dourado das flores caídas. E, um belo dia, a árvore amanheceu com um anel cortado na sua casca. As veias pelas quais sua seiva circulava haviam sido seccionadas durante a noite. O ipê morre. A vassoura triunfou. [...] Aí meu amigo apontou para casa do outro lado da rua. Lá não havia magnólias. E explicou: “A dona da casa disse que dava muito trabalho varrer as folhas que caíam no chão”. Agora mesmo, a um quarteirão de onde escrevo, havia três daquelas árvores que se chamam chapéu-de-sol, de folhas largas e sombra generosa. Pois a dona da casa mandou cortar todos os galhos das três, ficando só os toquinhos. Ficaram parecidas com cabides de pendurar chapéu. [...]
O prazer de cortar árvores, me parece, está ligado à volúpia do poder. Quem corta, tortura ou mata, experimentando o prazer em exercer poder sobre o mais fraco.
ALVES, Rubem. Em defesa das árvores. In: O amor que acende a lua. 6. ed. Campinas: Papirus, 2002. p. 19-22.
Redija uma dissertação argumentativa abordando as consequências do desmatamento praticado atualmente pelo homem, em nome da economia e do progresso, e a necessidade de preservar a natureza como forma de garantia de vida de nosso planeta: da sobrevivência da humanidade e de todas as espécies vivas.
Atenção!
- Elabore uma dissertação coerente com o tema proposto.
- Seu texto deverá ter entre 10 e 15 linhas, podendo utilizar entre 3 a 4 parágrafos para a elaboração de suas ideias.
- Não se esqueça de utilizar os conectores como, por exemplo: além disso, dessa forma, assim, porque, portanto, mas, entretanto, por outro lado, visto que, dentre outros.
- Utilize argumentos: de autoridade, baseado em provas concretas, entre outros, para validar as suas ideias.
- O texto deve ser construído com suas palavras e, caso haja citação de autor(es), deve-se colocar a referência.
- Empregue a Língua Portuguesa culta, observando pontuação, acentuação, concordâncias, regências.
- Antes de postar a resposta, releia a sua produção atentamente, com o objetivo de fazer as correções necessárias.
alguem pode me ajudar??????/
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:(
Explicação:
Perguntas interessantes