Administração, perguntado por cauanesales2560, 11 meses atrás

A discussão sobre a possível aquisição, ainda que parcial, da Embraer pela Boeing está em contraposição ao padrão de concorrência da indústria aeronáutica mundial, pois os países buscam preservar e reforçar o controle nacional dos seus respectivos conglomerados aeroespaciais e de defesa (A&D). No caso brasileiro, a importância de se manter o controle nacional da Embraer é ainda mais crucial. Primeiro, ela responde sozinha por mais de 80% das receitas do conjunto de empresas que compõem o setor aeroespacial brasileiro. Ademais, o restante da cadeia produtiva da indústria aeronáutica brasileira é muito restrito, formada majoritariamente por fornecedores de segundo e terceiro níveis, altamente dependentes da Embraer. Desta maneira, é possível afirmar que a eventual perda de controle da Embraer significaria a perda de controle do conjunto da indústria aeronáutica brasileira, seja pela atuação direta dessa empresa, seja pela coordenação que ela exerce sobre a cadeia de suprimentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
8

A situação apresentada no enunciado da questão a respeito da Embraer está relacionada com os efeitos negativos da perda dos mecanismos de coordenação que podem acontecer devido a obstáculos operacionais.

O obstáculo operacional do caso do enunciado se relaciona com a cadeia produtiva da indústria aeronáutica brasileira, que é bastante restrito e constituída por fornecedores de segundo nível e terceiro nível.

Bons estudos!

Respondido por RegisAtaide
11

Resposta:

Alternativa: A

Explicação:

Perguntas interessantes