“Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte. Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.”
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
I. O DNA organizacional pode ser classificado como forte ou fraco, entretanto, esta classificação é irrelevante para indicadores como absenteísmo e rotatividade.
II. A cultura organizacional é a soma dos valores da empresa, entretanto, pode sofrer influências da cultura a sua volta.
III. A cultura organizacional é constituída pelos valores de seus fundadores e os funcionários aprendem a cultura organizacional de diversas formas, como: slogans, símbolos etc.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: III, apenas.
Alternativa 3: I e II, apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Alternativa 4. (Correta).
Dentre as alternativas, somente a I encontra-se incorreta, pelo fato de que o DNA organizacional representa uma classificação importante, que possui impacto em diversos fatores, inclusive a rotatividade.
Diante disso, permite fundamentar também a cultura organizacional, que contém os costumes, valores e crenças da organização que devem ser assimilados pelos novos colaboradores.
Resposta:
III, IV e V.
Explicação:
Todo processo de mudança exige análise profunda de todos os envolvidos e o que a empresa espera com ela. Determinar as adequações dos produtos e eliminar sabotadores são estratégias essenciais para este processo.