"A discussão sobre a inclusão da temática da sexualidade no currículo das escolas de ensino fundamental e médio vem se intensificando desde a década de 70, provavelmente em função das mudanças comportamentais dos jovens dos anos 60, dos movimentos feministas e de grupos que pregavam o controle da natalidade. Com diferentes enfoques e ênfases, há registros de discussões e de trabalhos em escolas desde a década de 20. A retomada contemporânea dessa questão deu-se juntamente com os movimentos sociais que se propunham, com a abertura política, repensar o papel da escola e dos conteúdos por ela trabalhados. Mesmo assim, não foram muitas as iniciativas tanto na rede pública como na rede privada de ensino." (BNCC)
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao definir o trabalho com orientação sexual como uma de suas competências, a escola estará incluindo-o no seu projeto educativo. Isso implica uma definição clara dos princípios que deverão nortear o trabalho de orientação sexual e sua explicitação para toda a comunidade escolar envolvida no processo educativo dos alunos. Esses princípios determinarão desde a postura que se deve ter em relação às questões relacionadas à sexualidade e suas manifestações na escola, até a escolha de conteúdos a serem trabalhados junto com os alunos. A coerência entre os princípios adotados e a prática cotidiana da escola não deverá pautar o desenvolvimento desse trabalho.
II. A BNCC preconiza que, ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade.
III. As atividades desenvolvidas no âmbito escolar, durante o Ensino Fundamental, devem permitir ao educando desenvolver a capacidade de reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania. Deve, também, permitir ao aluno desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
IV. A temática da pluralidade cultural, no Ensino Fundamental, deve levar o aluno a repudiar informações que lhe permitam compreender que a diversidade, reconhecida e valorizada, fundamenta a pluralidade, abrindo as possibilidades de escolha para o cidadão, em diferentes esferas de sua vida, e as diversas formas de organização social e política construídas por diferentes grupos humanos, as histórias de resistência e conquista do direito ao processo de democratização, fundamentam a democracia, o Estado de Direito e a luta contra o autoritarismo.
Está correto o que se afirma em:
A)
I, III e IV.
B)
II, III e IV.
C)
Apenas II e IV.
D)
I, II e III.
E)
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A Base Nacional Comum Curricular determina que a educação seja de forma diversificada, inclusive culturalmente. Portanto, é incorreto que os alunos sejam induzidos a repudiar a pluralidade cultural. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D: I - II e III.
O que é a Base Nacional Comum Curricular?
A Base Nacional Comum Curricular pode ser caracterizada como um documento de referência de ensino para o país, haja vista suas normas de caráter regulador que fixa as idades, bem como os assuntos estudados em sala.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás