A diferença entre as ideias evolutivas de Lamarck e Darwin, colocando em conclusão os erros e acertos de cada um.
Soluções para a tarefa
A teoria de Lamarck, ou seja o LAMARCKISMO, dizia que os animais se adaptavam ao meio. Ou seja, o animal repetia o mesmo comportamento várias e várias vezes até seu organismo adquirir a característica que iria favorecê-lo.
Exemplo: Uma girafa esticava cada vez mais seu pescoço para poder alcançar as folhas mais altas quando as folhas mais baixas acabavam, e, dessa forma, seu pescoço ia se alongando.
A teoria de Darwin, o DARWINISMO, afirmava que os animais mais aptos sobreviviam, enquanto os menos aptos consequentemente morriam.
Exemplo: As girafas com o pescoço mais curto morriam por não conseguir alcançar o alimento nas folhas mais altas, enquanto que as girafas com o pescoço mais longo conseguiam se alimentar por conta dessa característica, e acabavam se reproduzindo com outras girafas que também conseguiram sobreviver.
Acertos e Erros do Lamarckismo:
Mesmo que o indivíduo conseguisse se adaptar ao meio, isso não garantia que ele conseguiria se reproduzir e passar essa característica para seu descendente.
No caso de uma pessoa que tem a tendência a ser bem magra, mesmo que essa pessoa passe a vida toda malhando e se exercitando e se torne uma pessoa bastante forte, o filho dessa pessoa não irá desenvolver uma tendência a ser mais forte. Na realidade, a criança também terá o gene de tendência a ser bem magro.
Acertos e Erros do Darwinismo:
Os indivíduos que se adaptavam (ou seja, que tinham as características necessárias naquele ambiente) conseguiam se reproduzir, e isso ajudava a fortalecer a espécie, já que as características que esses animais possuíam eram importantes para sua sobrevivência.
Espero ter ajudado!