ENEM, perguntado por isadorajapa9, 11 meses atrás

A desigualdade social decorre de um direito autoatribuído, que define benefícios exclusivos a um determinado grupo em detrimento a outros. Sobre a desigualdade e o preconceito, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a. A desigualdade se alimenta de um elemento essencial presente em nossa sociedade: o preconceito.
b. A desigualdade, muitas vezes, é oriunda de um sentimento de superioridade em relação ao próximo, o que, por consequência, institui a depreciação das qualidades alheias.
c. A desigualdade econômica, ainda que justificada pelo mercado não promove um desconforto social por que não causa o surgimento de meios alternativos (e ilegais), que propiciam a obtenção dos bens desejados.
d.A diferenciação que origina a desigualdade pressupõe uma relação de valorização das qualidades de um determinado grupo e a condenação das qualidades de outros grupos.
e. Diferentemente do que se possa pensar, a desigualdade não tem uma raiz comum, ela pode ser originária de diferenciações econômicas, partidárias, religiosas, culturais, étnicas, sexuais ou de outros motivos quaisquer.

Soluções para a tarefa

Respondido por BigBat
41
Resposta letra C

Primeiramente porque a Desigualdade não é causada apenas pelo mercado, é uma série de vários fatores dependendo de qual desigualdade estamos abordando

secundariamente ela gera sim um desconforto social (ninguém gosta de sofrer com tal descaso), além do que ela também gera a violência e o aumento de assaltos, uma vez que não podendo obter algo que deseja-se de maneira legal (permitida pela lei) muitas pessoas passam a recorrer ao crime
Respondido por Matheusieti
8

A alternativa C é incorreta.

Dentre os tipos de desigualdade temos:

  • A desigualdade social;
  • Econômica;
  • Desigualdade racial;
  • A desigualdade de gênero.

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:

Aumento das desigualdades;

Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.

Sobre a desigualdade no Brasil:

https://brainly.com.br/tarefa/20558652

Anexos:
Perguntas interessantes