História, perguntado por adriele114, 1 ano atrás

consequências da revolução francesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Isa4h
11
A revolução foi uma ruptura em todos os domínios. Primeiramente, no domínio político: depois de mil anos de estabilidade na França, começou o reinado da instabilidade, isto é, a sucessão de regimes, de repúblicas, de governos, de partidos. Desde 1789, a França anda à busca de uma legitimidade. O assassinato do rei Luiz XVI, crime premeditado, crime deliberado bem antes do processo que lhe foi intentado, como mostra um recente livro de Madame Coursac, revestiu-se de uma significação profunda: foi um parricídio.

Ruptura no domínio das instituições e das leis: mil anos de leis, de costumes, de instituições, de privilégios, de liberdades, abolidos de repente, sem motivos.Ruptura e degradação de uma sociedade: de um dia para o outro acabaram-se as ordens, as corporações, as confrarias, as companhias, e o indivíduo se viu sozinho diante do Estado.
Respondido por kauanbedin
0

As consequências da Revolução Francesa foram imensas:

- destruiu completamente o Antigo Regime, pois disseminou os ideais iluministas por toda a Europa;

- beneficiou os países da América Latina conseguirem a independência, já que colonização não era certo segundo o iluminismo.

Enfim, a revolução mudou completamente o panorama mundial, dando espaços a novas classes sociais, como a burguesia, e dando fim ao período longo dos reis absolutistas.

Perguntas interessantes