a) Descreva como D. Pedro é representado em cada uma das obras. Quais elementos nas imagens reforçam seu ponto de vista?
b) Em cada uma das telas, quem são as personagens que acompanham D. Pedro? De acordo com as imagens, que papel elas desempenham no momento da Independência?
c) Pesquise o contexto em que as obras foram realizadas. Elas foram feitas no período da Independência? Quem encomendou as obras? Quais foram os objetivos? Registre as fontes consultadas.
d) A reflexão sobre o contexto em que os quadros foram realizados deve influenciar na análise das obras?
Soluções para a tarefa
a) ele é representado como a autoridade maior.
b) mulheres,crianças, negros...
c) elas foram feitas após a independência, as obras foram encomendadas por historiadores,porque as obras retrataram os acontecimentos históricos do brasil. os objetivo era criar uma identidade nacional após a separação de Portugal. nesse contexto, a independência do Brasil foi retratada por diferentes pintores.
d) sim
Resposta:
A) Nas duas obras D. Pedro ocupa posição central, com grande destaque, e mais elevado que as outras personagens representadas. No quadro de Moreaux, D. Pedro está montado em um cavalo, aparentando domínio sobre o animal, ao segurar as rédeas com apenas uma das mãos. Com a outra acena seu chapéu para a população. Rodeado de homens, mulheres e crianças, D. Pedro aparenta ser um líder popular. Já no quadro de Pedro Américo, D. Pedro também aparece sobre um cavalo. Segura as rédeas do animal com uma das mãos, enquanto com a outra levanta uma espada. Nessa imagem D. Pedro está representado como um líder militar. As duas pinturas reforçam a percepção de D. Pedro como líder da independência.
B) Na tela de Moreaux, D. Pedro está rodeado por populares e, ao fundo, por pessoas em trajes militares. Os populares são majoritariamente brancos com traços europeus. Somente duas personagens são negras. Todos aparentam estar festejando o momento e saudando D. Pedro. Já na tela de Pedro Américo, D. Pedro é acompanhado por uma comitiva de homens brancos da elite - de acordo com as vestimentas -, tendo à frente, em semicirculo, cavaleiros em trajes militares. Os membros da comitiva acenam com os chapéus e os cavaleiros apontam suas espadas em direção a D. Pedro, num gesto de saudação. À esquerda, populares aparecem apenas para observar a cena.
C) As obras não são contemporâneas à oficialização da independência que ocorreu em 1822. A pintura de Moreaux é de 1844 e foi feita por encomenda do Senado para a V Exposição Geral de Belas Artes. A pintura de Pedro Américo é de 1888 e foi uma encomenda da família real para o acervo do Museu Paulista, em comemoração aos 66 anos da Independência.
D) Retomando reflexões feitas sobre a análise de documentos históricos, espera-se que os alunos resgatem a importância da contextualização histórica desses documentos. No caso dessas pinturas históricas do século XIX, havia uma intencionalidade clara de idealização do passado, de personagens e fatos.