a democracia grega antiga era um regime em que os cidadãos exerciam um papel importante quando tinham acesso às assembleias. O problema que se coloca é: Quem era cidadão na polis grega? Ao se considerar o modelo estudado, o da democracia ateniense, poucos eram os cidadãos. considerando essa constatação e à luz dos estudos realizados, desenvolva um texto sobre "Os limites da democracia ateniense"
Soluções para a tarefa
Os limites da democracia ateniense eram claros, embora não tenham sido historicamente imutáveis.
Podemos dividir a história política ateniense em, basicamente, três grandes tipos, que se alternaram com o tempo, não havendo fluxo somente em um sentido, como se um modelo superasse totalmente o outro.
O primeiro tipo é a democracia mais restrita, em que só eram cidadãos os homens livres, nascidos de mães da Pólis e dotados de posses. Nesta época havia pouca diferença entre Atenas e uma oligarquia, uma vez que poucos governavam.
O segundo é a democracia mais ampla, como na época das Reformas de Sólon, em que os critérios de renda foram restritos e um número maior de pessoas - embora não todo mundo - participasse.
O terceiro é a ausência total da democracia, que ocorreu após derrotas militares, em que os sujeitos eram governados por tiranos. Um exemplo disto é a derrota ateniense na Guerra do Peloponeso.
A democracia grega era limitada, então, de diferentes modos em diferentes períodos, sendo sempre limitada por gênero - mulheres nunca foram consideradas cidadãs - e por classe social - escravos não tinham voto -, mas variou bastante no critério de classe.
Mais sobre Atenas em:
https://brainly.com.br/tarefa/1224922