A cultura medieval
Durante séculos, termos como "Idade das trevas" e "uma longa noite de mil anos"
foram utilizados para caracterizar aldade Média. O período medieval era mais conhe-
cido por um suposto atraso do que por suas contribuições nos campos da cultura, da
sociabilidade ou da política.
Esse ponto de vista surgiu com os humanistas italianos, que resgataram as
contribuições do período anterior à Idade Média (a Antiguidade) e inauguraram o
chamado Renascimento. Os humanistas destacaram os avanços intelectuais e as
produções culturais que não se basearam em crenças religiosas. Embora essa forma
de pensar tenha surgido entre os séculos XV e XVI, a época medieval carregou essa
marca negativa por séculos.
Os estudos atuais permitiram o conhecimento de muitas contribuições da po-
pulação medieval, constituindo um importante legado para a sociedade moderna. Um
dos historiadores mais importantes do nosso tempo afirma:
Esta longa Idade Média é [...] o contrário do hiato visto pelos humanistas do
Renascimento e [...] pelos homens das luzes. [...] Criou a cidade, a nação, o Estado,
a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário,
a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução.
LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1980. p. 12.
Supremacia do cristianismo e os ritos pagãos
Na era medieval, a religiosidade influenciou fortemente a cultura europeia. Gran-
de parte das expressões culturais do período (textos filosóficos, pinturas e obras
arquitetônicas) mostra intensa devoção e crença em Deus. O mundo era visto como
algo ordenado e dirigido por leis divinas
e imutáveis. Os seres humanos não
deviam questionar nem procurar en-
tender como e por que as coisas acon-
teciam; eles deviam apenas acreditar.
Esse tipo de cultura, centrada na reli-
gião e em Deus, é chamada de teocên-
trica (do grego theós = deus, kéntron =
centro)
No campo da Filosofia, destacou-
-se a obra do teólogo e filósofo Santo
Agostinho (354-430). Ele uniu o neo-
platonismo (filosofia baseada nas
ideias do filósofo grego Platão) à dou-
trina cristã.Segundo Agostinho, para encontrar a Verdade, deve-se procurá-la entre as ideias
do mundo espiritual e não entre as coisas do mundo material. Assim, ele criou uma
teoria que supervalorizava o mundo espiritual. Para Agostinho, a humanidade, ao
nascer, já estava predestinada à salvação ou à perdição eterna. Aqueles que recebiam
os sacramentos e se submetiam à vontade da Igreja davam provas de sua fé, o que
demonstrava que seriam salvos.
A cultura medieval, no entanto, não se limitava ao espaço das igrejas e dos mos-
teiros. Em muitas comunidades eram realizados ritos pagãos, herdados dos povos
"bárbaros".
As camadas populares juntaram elementos de antigas crenças (dragões, anões
e deuses) ao cristianismo. Muitos foram adotados mais tarde pelo clero cristão, com
a intenção de aproximar a Igreja das pessoas comuns. Foi o caso da deusa céltica
Brigit, que deu origem a Santa Brígida, cultuada pelos irlandeses.
O Carnaval foi outra manifestação popular da Idade Média. Em muitos lugares,
as pessoas aproveitavam para se divertir e até criticar a ordem existente. A Igreja e a
elite medieval toleravam essa festa como forma de amenizar as tensões sociais.
1)- Quais termos foram usados para caracterizar a idade média?
2)- Qual foi o ponto de vista que surgiu com os humanistas italianos
3)- O que os estudos atuais permitiram?
4)- Por que os seres humanos não deviam questionar, nem procurar entender como as coisas aconteciam?
5)- Qual obra se destacou no campo da filosofia?
6)- Para encontrar a verdade segundo Augustinho o que devemos fazer?
7)- O que as camadas populares juntaram?
8)- Qual era a manifestação popular da Idade Média?
9)- Por que a igreja e a elite medieval tolerava essa festa/
Soluções para a tarefa
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a respoita certa e a 6 espero te te ajudado bjs e bons estudos
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tbm a resposta certa e a 6 espero te te ajudado bjs e bons estudos
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