A cultura agrícola do Brasil ainda é baseada na utilização de agrotóxicos e pesticidas, os trabalhadores são os que mais sofrem, já que muitas vezes não existem, nas lavouras, equipamento de proteção. E o mais grave é que, muitas vezes, os agricultores utilizam, de maneira irregular, agentes proibidos na maior parte do mundo. Segundo o professor especialista em toxicologia Daniel Junqueira Dorta, da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, "provocadosuma das alternativas para evitar mais casos de intoxicação seria a adoção das boas práticas de cultura agrícola, com análise das substâncias mais seguras para o meio ambiente". Jornal da USP, disponível em: Acesso em: 16 dez.. 2019. A partir das pesquisas e discussões realizadas, comente quais os riscos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Procure apontar algumas alternativas sustentáveis, em substituição, ao modelo de produção agrícola baseado no uso de agrotóxicos.
Soluções para a tarefa
O risco relacionado ao uso indiscriminado de agrotóxicos relaciona-se com a degradação que ocorre diante da natureza, e com os acometimentos relacionados com a saúde dos trabalhadores.
Dentre os principais entraves à saúde dos trabalhadores, citaremos: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar.
As alternativas sustentáveis relacionam-se com a agroecologia, com o desenvolvimento agrícola de forma mais sustentável, implementando a rotação de culturas.
Resposta:
Os riscos associados ao uso abusivo de agrotóxicos estão relacionados à degradação que ocorre na natureza e a questões relacionadas à saúde do trabalhador. Entre os principais obstáculos à saúde do trabalhador, citaremos: arritmia, danos renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar. As alternativas sustentáveis estão relacionadas à agroecologia, desenvolvendo a agricultura de forma mais sustentável e implementando a rotação de culturas.