“A criança de 0 a 6 anos é um sujeito não fragmentável, que requer uma educação global, que reflita a sua forma integrada de aprender e desenvolver o afetivo, o motor, o social e o cognitivo, em que o eixo fundamental de estruturação das sucessivas experiências é o Eu, em uma relação bipolar de ida e de volta, de influenciar e ser influenciado. Assim, o papel do professor se amplia, o que exige repensar suas fronteiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 46.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), quando foi estabelecido que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, surgiu a necessidade de planejar ações educativas de qualidade e de formar profissionais para atuar nessa primeira etapa. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas com relação à formação do profissional da Educação Infantil a partir da dessa lei:
( ) É preciso ter competência para cuidar das necessidades básicas da criança, assim como as babás contratadas por famílias. Sem a exigência de qualquer formação específica.
( ) Para os profissionais da Educação Infantil, a lei admite uma formação mínima em nível médio.
( ) A formação do profissional da Educação Infantil deve ser orientada pela concepção de desenvolvimento infantil, a fim de que tal profissional possa compreender a criança.
( ) Ele deve ter subsídios e orientações para uma prática que o envolva em uma participação ativa como sujeito mediador.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
A V – V – V – F
B F – V – V – V
C V – V – F – V
D F – V – F – F
E V – F – V – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
B F – V – V – V
Perguntas interessantes