Nos textos selecionados, você leu sobre o caso de Duchamp e sua obra A Fonte (1917), composta por um urinol que, ao ser retirado do banheiro e colocado em uma galeria de arte, passou a ser lido como uma polêmica obra de arte. Considerando essa manifestação artística, leia o excerto abaixo do filósofo Theodor Adorno (2010): FUKS, Rebeca. Afinal, o que é arte?. Formação Sociocultural e Ética I: Textos Selecionados. A não finalidade da arte é escapar da coerção da auto-preservação. A arte incorpora algo como liberdade no seio da não-liberdade. O fato de, por sua própria existência, desviar-se do caminho da dominação a coloca como parceira de uma promessa de felicidade, que ela, de certa maneira, expressa em meio ao desespero. A partir dessas leituras, é possível afirmar que:
Alternativas Alternativa 1: Segundo Adorno (2010), a arte não possui a finalidade de escapar da coerção e autopreservação.
Alternativa 2: Segundo Adorno (2010), a arte não pode ser expressa em um ambiente de desespero ou infelicidade.
Alternativa 3: A Fonte (1917) de Duchamp não se enquadra como uma obra de arte polêmica, pois apenas expôs um objeto já existente.
Alternativa 4: A Fonte (1917) de Duchamp não é uma obra de arte polêmica, pois traz a promessa de felicidade descrita por Adorno (2010).
Alternativa 5: Segundo Adorno (2010), em um espaço de não-liberdade e desespero, a arte incorpora a liberdade e uma promessa de felicidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Achei a mais coerente em relação ao pensamento do filosofo Adorno.
Resposta:
Certamente a alternativa 5: Segundo Adorno (2010), em um espaço de não-liberdade e desespero, a arte incorpora a liberdade e uma promessa de felicidade.
Explicação:
Alternativa 1 INCORRETA, pois a arte sempre teve como finalidade a expressão do artista livre de repressão (coerção), diferentemente do que é proposto na alternativa;
Alternativa 2 INCORRETA, pois o próprio texto afirma "O fato de, por sua própria existência, desviar-se do caminho da dominação a coloca como parceira de uma promessa de felicidade, que ela, de certa maneira, expressa em meio ao desespero";
Alternativa 3 INCORRETA, pois também é afirmado o contrário do que a afirmativa propõe no próprio texto "[...] o caso de Duchamp e sua obra A Fonte (1917), composta por um urinol que, ao ser retirado do banheiro e colocado em uma galeria de arte, passou a ser lido como uma polêmica obra de arte";
Alternativa 4 INCORRETA, pois afirma não se tratar de uma obra de arte polêmica, indo de encontro com a mesma explicação da alternativa anterior;
Alternativa 5 CORRETA, pois no trecho sublinhado "A arte incorpora algo como liberdade no seio da não-liberdade" quer dizer que a arte incorpora algo como liberdade aonde não há liberdade, ou algo como o fato de não haver censura; e no trecho "por [...] sua própria existência, desviar-se do caminho da dominação a coloca como parceira de uma promessa de felicidade, que ela, de certa maneira, expressa em meio ao desespero" completa a alternativa. Em outras palavras, é como se a alternativa 5 dissesse: "Segundo Adorno (2010), em um espaço de censura e caos, a arte dispõe de liberdade e possível prazer".
Espero ter ajudado!