A Constituição de 1824 estabelecia que, para ser eleitor, era necessário ter uma renda mínima anual. A Constituição de 1891 excluiu essa exigencia, mas, mesmo assim, isso não significou ampliação da participação politica. explique essa características da Constituição de 1891.
Soluções para a tarefa
Apesar de não exigir mais uma renda mínima, era necessário ter 21 anos ou mais, ser homem, alfabetizado, não ser mendigo e não ser militar de patente baixa, portanto, mesmo tirando a barreira da renda, ainda excluía inúmeras pessoas devido às imposições sociais
Mesmo sem a exigência de renda mínima para votar, a Constituição de 1891 excluía analfabetos, mulheres e militares de baixa patente. A taxa de pessoas alfabetizadas no Brasil era muito baixa, por isso, parte da população foi excluída do processo.
A participação política na Constituição de 1891
Na Constituição pós império, o voto era aberto, declarado, além da população votante ser majoritariamente de pessoas brancas e de classe alta, devido à escolarização.
O fato do voto ser aberto fazia com que pudesse ser manipulado a partir dos coronéis, que beneficiavam as oligarquias que desejavam se manter no poder. Através da violência e ameaça, os votos eram manipulados para que o candidato previamente escolhido fosse o vencedor.
Leia mais sobre a Primeira República em:
https://brainly.com.br/tarefa/25376678