a) Como ocorria a segregação racial nos Estados Unidos ao final do século XIX?
b) Quem foi Rosa Parks? O que ela fez?
c) Quem foi Martin Luther King?
d) Em sua opinião, com a eleição do presidente Barack Obama, o racismo nos
Estados Unidos foi superado? Por quê?
e) Os exemplos de Rosa Parks e dos movimentos em defesa dos direitos dos
negros demonstram como algumas atitudes, individuais ou coletivas, pude-
ram promover mudanças sociais. E atualmente? É possível promover mudan-
ças sociais com nossas atitudes? Qual é sua opinião sobre esse assunto?
me ajuda pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) No final do século XIX, surgiu a ideia do "Separate but equal" ("Separados mas iguais"). Esta doutrina foi sedimentada ao longo do tempo, especialmente após um caso da Suprema Corte em 1896 (Plessy v. Ferguson) quando foi afirmado que era legal a separação entre brancos e negros nas companhias de trem da Luisiana.
b) Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, foi uma ativista negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
c) Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.
d) Ao ser eleito como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, Barack Obama com certeza quebrou com uma linha de 43 presidentes brancos.
Entretanto, a própria história dos Estados Unidos está intensamente ligada com o racismo porque o trabalho escravo de povos negros trazidos da África serviu para construir toda a riqueza que o país possuiu e ainda possui.
e) Atualmente atitudes do tipo continuam a ser poderosas para promover mudanças sociais, uma vez que as mudanças políticas e sociais só ocorrem se houver um debate e uma maioria considerável da sociedade estiver de acordo.
Atitudes como a de Rosa Parks ajudam a "despertar" as pessoas para algo que é, em si mesmo, absurdo, de modo que mais pessoas, que concordariam com as ideias de Rosa Parks, podem passar a "lutar" junto com ela pelas mudanças que desejam. Este tipo de movimento não só é possível como é relativamente comum em uma sociedade democrática.