A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e remoção cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que o história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana — que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada — é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje.
(Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro Zahar, 2005)
Com base no trecho acima, é correto afirmar que
a) o processo colonizador europeu não foi violento como se costuma afirma, já que ele preservou e até mesmo valorizou várias culturas indígenas.
b) várias culturas indígenas resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu, como a xinguana.
c) a cultura indígena. extinta graças ao processo colonizador europeu, foi recriada de modo mitológico no Brasil dos anos 1940.
d) a cultura xinguana, ao contrário de outras culturas indígenas, não foi afetada pelo processo colonizador europeu.
e) não há relação direta entre, de um lado, o processo colonizador europeu e, de outro, a mortalidade indígena e a perda de sua identidade cultural.
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Alternativa B!
A alternativa resume o sentido do texto, em que as manifestações da cultura indígena atual são resultado de um processo de contatos, às vezes violentos, com outras formações culturais.
A alternativa resume o sentido do texto, em que as manifestações da cultura indígena atual são resultado de um processo de contatos, às vezes violentos, com outras formações culturais.
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Resposta:
Resposta correta: letra B - várias culturas indígenas resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu, como a xinguana.
Explicação:
A alternativa correta, de maneira geral, sintetiza as ideias expostas no texto. Isto é, as populações indígenas realizaram contatos, fizeram política com os europeus e, algumas populações (como a Xinguana) resistiram e sobreviveram, mesmo com alterações, ao processo colonizador europeu. Vale ressaltar que o texto busca, basicamente, retirar a noção de “passividade” das populações indígenas no processo de colonização sem, contudo, relativizar os danos causados pela dominação europeia.
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