A China tem os estados africanos como parceiros, e nao como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um "modelo chinês", de regime fechado com economia aberta. A China cancelou a maior parte da divida dos paises africanos, forneceu créditos em condiçỗes favoráveis e multiplicou as importaçōes da Africa. Adis-Abeba, sede da Uniăo Africana, também é a base regional da China para o estabelecimento de contatos comerciais na venda de equipamentos militares.
KHANNA, $P$. O segundo mundo: impérios e influência na nova ordem global. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2008 (adaptado).
Uma consequência desse tipo de intervençẫo para o continente africano ê a
A) consolidação do regime socialista.
(B) ampliaçao do modelo democrático.
C) preservação dos recursos naturais.
(D) expansão das atividades produtivas.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
A alternativa que apresenta uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é a letra D) expansão das atividades produtivas.
A aplicação do modelo chinês retratado no texto, mesmo que para melhor ou para pior, auxilia na modernização de indústrias no continente africano, uma vez que há a expansão de atividades produtivas mais à frente do que o modelo extrativista.
Veremos, a seguir, o motivo de as outras alternativas serem incorretas:
A alternativa A é falsa, uma vez que o país chinês apenas pretende industrializar os países africanos, sem impor o seu sistema socialista.
A alternativa B é falsa, visto que houve um regime político fechado, que em nada tinha a ver com democracia.
A alternativa C é falsa, dado que os recursos naturais foram ainda mais utilizados com a expansão das atividades industriais, não colaborando para a preservação dos mesmos.
Veja mais sobre a questão em:
https://brainly.com.br/tarefa/17316623