Doping no esporte
A dopagem no esporte é o uso de agentes estranhos ao organismo ou de substâncias fisiológicas em quantidade anormal, capazes de provocar no atleta, no momento da competição, um comportamento anormal, positivo ou negativo, sem correspondência com sua real capacidade orgânica ou funcional. O doping é proibido por representar uma vantagem desleal que pode ser obtida por atletas para melhorar o desempenho e também por poder produzir efeitos colaterais prejudiciais à saúde.
Disponível em: taktos. Acesso em: 11 out. 2013 (adaptado).
O texto permite entender que a proibição da dopagem esportiva tem o objetivo de
A impedir a projeção do atleta no desporto.
B assegurar os princípios da ética no esporte.
C diminuir o nível de desempenho na competição.
D garantir a qualidade das performances esportivas.
#ProvaENCCEJA2019
Soluções para a tarefa
É possível inferir a partir da leitura do texto em questão que a proibição da prática do doping tem o objetivo de manter a ética esportiva (item B).
O doping é a prática de consumo de substâncias que irão potencializar as capacidades físicas de um determinado atleta. Isto é, estas substâncias geram um aumento exponencial nas suas habilidades.
Entretanto, o doping consiste em drogas e métodos ilícitos que são proibidos em todos os esportes, justamente por darem certas vantagens para os atletas. A prática do doping está relacionada a desonestidade e a trapaça.
A maioria dos atletas normalmente nega que usou as substâncias para obter melhor performance. O que acontece algumas vezes é que os atletas pode ingerir as drogas sem estarem cientes disso, dependendo do contexto.
mais em: brainly.com.br/tarefa/22178203