A chamada Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco, em 1710, deveu-se: * 2 pontos a) ao surgimento de um sentimento nativista brasileiro, em oposição aos colonizadores portugueses. b) ao orgulho ferido dos habitantes da vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses. c)ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e à aristocracia rural de Olinda pelo controle da mão de obra escrava.o 3 d) ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores. e) a uma disputa interna entre grupos de comerciantes, que eram chamados depreciativamente de mascates.
Soluções para a tarefa
Respondido por
282
Resposta:
letra d
Explicação:
os comerciantes de Olinda estavam em crises pelo preço disputado do açúcar no mercado e com isso tiveram que recorrer aos comerciantes de Recife pegando empréstimos e por isso ja contraíram dívidas, o que ja gerou um ressentimento.
o ressentimento dos comerciantes de Olinda piorou ainda mais quando com os comerciantes do Recife, quando Recife foi elevado a categoria de Vila no que resultou a Guerra dos Mascates.
Respondido por
147
Resposta:
LETRA D: ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás