Ed. Física, perguntado por lucasrodrigues93, 6 meses atrás

A capacidade de utilização de energia livre química do alimento pelos seres humanos provém do desenvolvimento de mecanismo bioquímico, estrutural e fisiológico que permite a transformação desse tipo de energia faz com que nossa organismo trabalhe demonstrando em outras formas essenciais para a vida. Todos os alimentos consumidos possuem energia potencial que pode ser convertida por meio de reações orgânicas para a produção energética que irá ser base para o desenvolvimento do metabolismo humano.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.

Considerando o importante papel da termodinâmica na produção energética de nosso organismo avalie as alternativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. A quantidade de calor produzido por cada nutriente, seja ele carboidratos, lipídios ou proteínas vai depender em grande parte de sua composição química.
II. Dois fatores afetam diretamente a liberação energética das proteínas. Um é o tipo de proteína ingerida e o segundo é a quantidade de hidrogênio contido na proteína.
III. Fazem parte do efeito térmico dos alimentos duas formas conceituais: termogênese obrigatória e termogênese facultativa.
IV. A eficiência energética de um alimento consumido é muito alta geralmente seu produto energético transformado em trabalho externo gira em torno de 75%.

A alternativa correta é.
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V e V.

Alternativa 2:
F, V, V e V.

Alternativa 3:
V, F, V e F.

Alternativa 4:
F, V F e V.

Alternativa 5:
V, V, F e F.

Soluções para a tarefa

Respondido por mifabi1
4

Resposta:

Alternativa III

Explicação:

I - Verdadeiro

II Falso - Dois fatores afetam a liberação energética a partir  da combustão das proteínas: 1. O tipo de proteína  no alimento 2. O conteúdo relativo de nitrogênio da proteína.

III - Verdadeiro

IV - Falso - Toda a conversão de energia bioquímica do  alimento é muito improdutiva, pois cerca de 50%  de toda essa energia é dissipada na forma de calor e apenas, cerca de 45% da energia disponível do  alimento é transformada, quimicamente, em trifosfato de adenosina (ATP). O restante é transformado em calor ou trabalho externo

Página 112,113


CICARELLO1967: Show
Perguntas interessantes