ENEM, perguntado por Elislaura2639, 10 meses atrás

A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

Soluções para a tarefa

Respondido por wolffmera
111

Resposta:

contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas

Explicação:

Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.

o que contrair os vasos sanguíneos do cérebro, diminuindo a compressão sobre as terminações nervosas

Respondido por Danas
21

A cafeína é um hormônio de alerta justamente por ser um simpatomimético, sendo capaz de estimular mecanismos de luta e fuga, aumentando a noção de estresse e diminuindo a percepção de cansaço, fadiga e fome, além disso, provoca a contração de vasos no cérebro e na pele, diminuindo a compressão do sangue nos tecidos nervosos e concentrando o sangue em tecidos musculares.

A cafeína e outros estimulantes

A cafeína e outros estimulantes funcionam de maneira muito similar, estimulando o trabalho do sistema nervoso simpático e inibindo o parassimpático. Todas elas também promovem o aumento da resistência ao princípio ativo usado.

Venha estudar mais sobre cafeína

https://brainly.com.br/tarefa/24980524

Anexos:
Perguntas interessantes