A Biofísica é uma ciência que estuda os fenômenos da vida a partir das variáveis físicas, pois os fenômenos da vida fazem parte do nosso Universo, e a Física estuda nosso Universo. Algumas pessoas eventualmente poderiam criticar que os seres vivos não são máquinas, como automóveis e computadores e por isso, não deveria haver a ciência da Biofísica. Outros, favoráveis ao conhecimento biofísico, entendem sim, que os seres vivos são máquinas, altamente sofisticadas?
Soluções para a tarefa
o filosofo francês René Descartes, afirmava que o corpo humano é uma maquina sofisticada , só que, diferentemente das máquinas, possui consciência, a capacidade de linguagem e de raciocinar. Vemos que essa teoria de Descartes pode-s e emprega-la para os dias de hoje. Pois, as maquinas raciocinam, tem a capacidade de fala, no caso dos robôs, Andam.
um exemplo é no Japão, onde existem robôs com uma tecnologia extremamente avançada onde o robô é capaz de subir escadas e descer, conversam entre outras funções.
O filósofo inglês John Gray (1948- ) afirma no seu livro Cachorros de Palha, que as máquinas estão adquirindo consciência e poderão futuramente substituir os seres humanos, pois o sofisticação da inteligência artificial está tão rápida que fará com que os humanos percam o controle sobre elas.