A Bíblia (livro sagrado dos cristãos) e o Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) fazem referência à rainha de Sabá. Sabendo que esses relatos escritos são importantes fontes de informação sobre os povos que habitavam a região do Oriente Médio, leia-os e identifique as afirmativas corretas.
"Trago-te, de Sabá, uma notícia segura. Encontrei uma mulher, que me governa (o povo), provida de tudo, e possuindo um magnífico trono. Encontrei-a, e ao seu povo, e se prostrarem diante do sol, em vez de Deus, porque Satã lhes abrilhantou as ações e os desviou da senda; e por isso não se encaminham. De sorte que não se prostram diante de Deus. Que descobre o obscuro nos céus e na terra, e conhece tanto o que ocultais como o que manifestais. Deus! Não há mais divindade além d’Ele! Senhor do Trono Supremo!" ALCORÃO. 27ª Surata - Versículos 23 - 26.
"A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, por ordem do nome de Iahweh, e veio pô-lo à prova por meio de enigmas. Chegou à Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, grande quantidade de ouro e de pedras preciosas. Apresentou-se diante de Salomão e lhe expôs tudo o que tinha no coração, mas Salomão a esclareceu sobre todas as suas perguntas e nada houve por demais obscuro para ele, que não pudesse solucionar. Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, o palácio que fizera para si, as iguarias de sua mesa, os aposentos de seus oficiais, as funções e as vestes de seus domésticos; seus copeiros, os holocaustos que ele oferecia ao Templo de Iahweh, perdeu o fôlego, ficou fora de si e disse ao rei: realmente era verdade quanto ouvi na minha terra a respeito de ti e da tua sabedoria! Feliz a tua gente, felizes dos teus servos, que estão continuamente na tua presença e ouvem a tua sabedoria! Bendito seja Iahweh teu Deus, que te mostrou sua benignidade, colocando-te sobre o trono de Israel; é porque Iahweh ama Israel para sempre que ele te constituiu rei, para exerceres o direito e a justiça. Ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, uma grande quantidade de aromas e de pedras preciosas; a rainha de Sabá trouxe ao rei Salomão uma tal abundância de aromas, que jamais se viu em tanta quantidade." BÍBLIA Sagrada. 1 Reis 10:1-10 Bíblia de Jerusalém. Editora Paulus. 6ª impressão, 2010.
(A) A rainha de Sabá era a governante de um reino riquíssimo e, apesar de não partilhar da mesma religião monoteísta, reconheceu a sabedoria daquele governante.
(B) Os súditos do Reino de Sabá, antes da unificação promovida por Mohammad, adoravam ao Sol.
(C) É possível identificar alguns dos produtos presentes nas caravanas de comércio que atravessavam a Península Arábica: especiarias, ouro e pedras preciosas carregados sobre camelos.
(D) O Alcorão descreve uma das práticas religiosas do reino de Sabá, a adoração ao Sol, e a postura monoteísta dos muçulmanos sobre ela: "Não há mais divindade além d’Ele!"
(E) A Bíblia descreve a visita da caravana da rainha de Sabá ao rei Salomão, o reconhecimento da sabedoria desse rei, de sua religião e os presentes que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a letra D descreve melhor
Perguntas interessantes
Saúde,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás