A Baixa Idade Média (século XIV - meados do século XVI) com suas crises e seus rearranjos, representou exatamente o parto daqueles novos tempos, a Modernidade. A crise do século XIV, orgânica, global, foi uma decorrência [...] da contínua expansão (demográfica, econômica, territorial) dos séculos XI-XIII, o que levara o sistema aos limites possíveis de seu funcionamento. Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais: o Renascimento (baseado no Renascimento do século XII), os Descobrimentos (continuadores das viagens dos normandos e dos italianos), o Protestantismo (sucessor vitorioso das heresias), o Absolutismo (consumação da centralização monárquica).
A) O texto acima ilustra o nascimento da Idade Moderna. Que fatores tornaram possível o surgimento desse período histórico?
B) Será que a Idade Moderna pode ser compreendida como um período completamente novo na história da humanidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:B)Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual. Idade Moderna foi uma das formas encontradas pelos historiadores para se dividir a história da humanidade
A)A Idade Moderna é considerada o período de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Essa transição se deu pelas práticas econômicas do mercantilismo, que contribuíram para a mundialização do comércio europeu.
Explicação:
Resposta:
O período conhecido como Idade Média comumente é dividido pelos historiadores em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. As duas partes abrangem o período que vai de meados do século V até o fim do século X e do século XI a meados do século XV, respectivamente.
Durante um tempo esse período foi visto como sinônimo de obscuridade, recebendo inclusive algumas alcunhas, EXCETO:
Resposta Marcada :
Noite de Mil Anos
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 0
A Idade Média funcionou, principalmente, com base na economia ruralista e enfraquecimento comercial. Além disso, a sociedade era dividida por hierarquias e marcada pela supremacia da Igreja Católica. Na história medieval destacam-se
Resposta Marcada :
o feudalismo, as cruzadas e a peste bubônica.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
A sociedade feudal era composta por camadas sociais bem distintas. São elas, EXCETO:
Resposta Marcada :
soldados
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Na Idade Média, houve um período em que o clero foi dividido em dois: o clero regular e o clero secular. Leia as proposições abaixo:
I- Os dirigentes religiosos ligados às questões políticas e econômicas, formavam o clero secular;
II- Os membros envolvidos restritamente com a questão espiritual eram reconhecidos como os integrantes do clero regular;
III- Nesta subdivisão, os representantes da Igreja não se envolviam na administração das riquezas, mas interferiam nas questões políticas da época. FALSO
Assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada :
apenas I e II estão corretas
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Prevaleceu na sociedade feudal as relações de fidelidade entre o suserano e seu vassalo. Leia as afirmativas abaixo, colocando V para verdadeiro e F para falso.
( ) O suserano, normalmente um senhor feudal, doava terras e até castelos ao vassalo, um nobre que recebia as terras e, em troca, oferecia trabalho e proteção militar, caso ocorresse alguma guerra;
( ) As redes de vassalagem, muitas vezes, se estendiam por várias regiões, sendo o rei, o suserano mais poderoso;
( ) Um vassalo também podia torna-se suserano no instante em que cedesse parte de suas terras a outro nobre e assim sucessivamente.
Resposta Marcada :
V; V; V.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Nos feudos a produtividade era baixa, pois as técnicas agrícolas eram primitivas. Mesmo assim, plantavam-se cereais (trigo, aveia e cevada), ervilhas e uvas. Em cada feudo era possível encontrar as terras reservadas para a casa senhorial, a parte dos servos, onde cultivavam o necessário para sobrevivência, e as áreas em comum entre todos (pastos, florestas e bosques).
Além de realizarem boa parte do trabalho, os servos eram obrigados a pagar diversos impostos, sendo eles: banalidade, capitação, corveia e talha.
Leia as proposições abaixo acerca dos impostos cobrados, assinalando a alternativa correta:
I- “Banalidade” era o imposto pago pelo uso de equipamentos que poderiam ser utilizados em seu dia a dia, como moinhos, fornos, entre outros.
II- A “Corveia” procurava assegurar que cerca de metade de toda a produção das terras mansas servis fossem entregues também ao senhor feudal. (TALHA)
III- “Capitação” era a contribuição paga referente a cada cabeça. Ou seja, se determinada família tinha cinco pessoas morando no feudo, aplicava-se a multiplicação da taxa por 5, sendo o resultado pago ao senhor feudal.
IV- A “Talha” era o imposto que obrigava os servos e camponeses a trabalharem duas vezes por semana nas terras mansas senhoriais, ou seja, aquelas pertencentes ao senhor feudal e cujo produto do cultivo seria inteiramente dele. (CORVEIA)
Resposta Marcada :
I, II, III e IV estão corretas
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 0
No caso das Cruzadas, devemos levantar três elementos fundamentais da mentalidade da época. São elas:
Resposta Marcada :
a contratualidade, a belicosidade e a religiosidade
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
A Baixa Idade Média com suas crises e seus rearranjos, representou exatamente o parto daqueles novos tempos, a Modernidade. A crise do século XIV, orgânica, global, foi uma decorrência da vitalidade e da contínua expansão (demográfica, econômica, territorial) dos séculos XI-XIII, o que levara o sistema aos limites possíveis de seu funcionamento. Logo, a recuperação a partir de meados do século XV deu-se em novos moldes, estabeleceu novas estruturas, porém ainda assentadas sobre elementos medievais. Quais são esses elementos?
Resposta Marcada :
o Renascimento, os descobrimentos, o Protestantismo e o Absolutismo
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
São características da baixa idade média:
Resposta Marcada :
Efervescência cultural urbana e renascimento comercial e urbano
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
A Idade Média, por muito tempo foi vista como uma época de atraso cultural devido, principalmente, a interferência da igreja:
Resposta Marcada :
na produção científica
PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Total16 / 20
Explicação: