A atuação fisioterapêutica em Desporto ou Fisioterapia Esportiva foi reconhecida pelo COFFITO, através da Resolução 337, de 08 de novembro de 2007 (CREFITO 2, 2007). A atuação da fisioterapia em atletas na atenção secundária está relacionada ao tratamento de lesões múltiplas, direcionada a um olhar biomecânico, social, cultural e psicológico à atenção integral da saúde do atleta, bem como a manutenção da saúde funcional do indivíduo para a prática esportiva. As Lesões Musculares (LM), no meio esportivo, apresentam alta ocorrência, acometendo diferentes modalidades atléticas. Considerando o contexto, sobre a assistência fisioterapêutica nas LM e suas respectivas condutas, avalie as afirmações a seguir: I. Na fase aguda, a utilização do método RICE objetiva proteger a região acometida, controlando o processo inflamatório e hemorrágico. II. Na pós-fase aguda as condutas fisioterapêuticas deverão ser prescritas de acordo com o limiar de dor do paciente e a necessidade de intervenção cirúrgica. III. Após sete dias é recomendado mobilizar o segmento acometido, isometria no limiar de dor, acrescidos de treinamento isotônico e isocinético. IV. Até 24 horas, fase aguda da LM, recomenda-se repouso, gelo, compressão e elevação do segmento acometido. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II e IV, apenas. B. II e III, apenas. C. I e II, apenas. D. I e III, apenas. E
Soluções para a tarefa
Diante da fisioterapia esportiva referente as lesões musculares podemos considerar que as asserções I e III apresentam proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.
Caracterizando as lesões musculares
Sabemos que a fisioterapia esportiva ou desportiva caracteriza-se por uma especialidade voltada para o tratamento e a recuperação dos atletas profissionais ou amadores, diante de leões provocadas pela prática esportiva que o mesmo está inserido.
Assim, os fisioterapeutas desta área se deparam rotineiramente com lesões musculares, as quais são conduzidas por estes profissionais de acordo com a fase em que ela se encontra.
Fase aguda:
- Primeiras 72 horas, visando a proteção, controle do processo inflamatório assim como o hemorrágico;
- Utiliza-se o método RICE (Repouso, gelo, compressão e elevação do membro lesionado).
Fase pós-aguda:
- Varia de acordo com o comprometimento funcional e da extensão da lesão de modo individual;
- Dividida em graus: leve e parcial (grau I), moderada e parcial (grau II), subtotal com avulsão tendínea (grau III) e contusão (grau IV)
Após sete dias:
- Mobilizações do segmento que foi acometido;
- Isometria até o limiar de dor;
- Treinamento isotônico;
- Treinamento isocinético.
Entenda mais sobre fisioterapia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/21255852
https://brainly.com.br/tarefa/6770285
#SPJ4