Biologia, perguntado por laurasalazar5501, 5 meses atrás

A aterosclerose é uma doença inflamatória caracterizada pela formação de placas compostas principalmente por lipídios e tecido fibroso na parede dos vasos sanguíneos. O aumento progressivo dessas placas pode causar a obstrução parcial ou total em algum ponto do vaso. Quando a aterosclerose atinge vasos do coração ou cérebro ela pode ser fatal, pois esses órgãos resistem poucos minutos sem oxigênio. Uma das principais causas do desenvolvimento da aterosclerose é o aumento do LDL sanguíneo causado pela ingestão elevada de gorduras altamente saturadas, principalmente de origem animal, por obesidade e sedentarismo. Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir: I. A aterosclerose é uma doença associada a má alimentação, obesidade e sedentarismo. II. Dieta e atividades físicas podem evitar o desenvolvimento da aterosclerose. III. A aterosclerose causa o entupimento de vasos sanguíneos. IV. A aterosclerose é causada por fatores genéticos. Agora, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
1

Podemos considerar que a arteriosclerose é uma doença inflamatória causada por fatores tanto genéticos quanto ambientais, visto que a má alimentação, assim como o sedentarismo podem desencadear esta doença, entupindo os vasos sanguíneos com consequências devastadoras.

Logo, sabemos que a prática de atividade física regular e uma alimentação adequada são grandes aliados para a prevenção desta doença.

Portanto, todas as asserções apresentam proposições verdadeiras.

Caracterizando a aterosclerose

Sabemos que a aterosclerose é uma doença característica do sistema cardiovascular, onde ocorre o enrijecimento assim como o estreitamento da parede das artérias, resultado de fatores tanto genéticos quanto ambientais.

Logo, esta doença pode desencadear muitas outras doenças, visto que placas de ateromas podem se desprender, sendo muitas vezes fatal e levando o portador à morte. São doenças resultantes disso:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Tromboses;
  • Embolia pulmonar.

Por isso, é fundamental a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação adequada, visto que a obesidade e o sedentarismo são uns dos principais fatores desencadeantes da aterosclerose.  

Entenda mais sobre aterosclerose aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24072928

#SPJ4

Perguntas interessantes