Saúde, perguntado por vivifofinha2012, 2 meses atrás

A associação de paracetamol 500mg com codeína 30mg é utilizada para controle da dor, quando em estágio moderada a severa. Sobre este medicamento, assinale a alternativa correta.

É a associação de dois analgésicos de ação periférica, não possui efeitos sobre o sistema nervoso central, sendo indicado para crianças e adultos.

É a associação de um analgésico de ação periférica (não opioide) e um analgésico de ação central (opioide), possui uma potência analgésica maior do que os outros analgésicos e por isso não deve ser utilizado em intervalos menores que 8 horas.

É a associação de um analgésico de ação periférica e um analgésico de ação central, o intervalo de cada dose pode ser a cada 6 horas, e está contraindicado para crianças.

É a associação de dois analgésicos de ação central, por isso possui os efeitos colaterais de sonolência e náusea, pode ser utilizado a cada 4 ou 6 horas e em crianças a cada 8 horas

É a associação de um analgésico de ação periférica (não opioide) e um analgésico de ação central (opioide), possui uma potência analgésica maior do que os outros analgésico e por isso em crianças deve-se utilizar paracetamol 500mg+codeína 7,5mg a cada 4 horas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferson14jh
0

Paracetamol 500mg + codeína 30mg é a associação de um analgésico de ação periférica e um analgésico de ação central, o intervalo de cada dose pode ser a cada 6 horas, e está contraindicado para crianças. Por isso, alternativa C é a resposta correta.

Paracetamol associado à codeína

O paracetamol é um analgésico e anti-pirético. Como analgésico, possui ação predominantemente perférica e como anti-pirético, tem ação central no hipotálamo (centro de controle da temperatura corporal).

A codeína é um opióide fraco, de ação central, que se liga aos receptores kappa e mu no sistema nervoso central, alterando a percepção da dor. Quando ingerida, a codeína sofre metabolismo, liberando o metabólito ativo (morfina), que por sua vez promove analgesia.

Crianças são mais susceptíveis aos efeitos adversos da codeína oral. Isso pode ser resultado da conversão rápida de codeína em morfina, já que nesses pacientes há metabolismo ultrarrápido. Por isso é contraindicada para crianças menores de 12 anos.

Leia mais sobre analgésicos em: https://brainly.com.br/tarefa/46952732

#SPJ1

Perguntas interessantes