História, perguntado por celiaana077, 4 meses atrás

A articulação de interesses políticos entre os estados de São Paulo e Minas Gerais ficou conhecida como a Política dos Governadores. Esse arranjo político é conhecido
na historiografia brasileira como a Política do Café com Leite, ou seja, a base do sistema político republicano brasileiro entre 1898e 1930. Nesse sentido, sobre os
mecanismos proporcionados por essa política, analise as afirmativas a seguir:
I-A Política do Café com Leite viabilizou mecanismos capazes de garantir a perpetuação no poder das oligarquias regionals.
II-A Política do Café com Leite constitui uma política de favores entre governo o federal e chefes locals (coronéis).
III-A Política do Café com Leite viabilizou mecanismos, os quais não permitiram perpetuação no poder das oligarquias regionais.
IV-A Política do Café com Leite abriu as portas para os eventos que resultaram no fim das politicas do coronelismo Assinale a alternativa CORRETA:
OA) As afirmativas I, II e III estão corretas.
OB) As afirmativas I e IV estão corretas.
Oq As afirmativas I e ll estão corretas.
OD) As afirmativas II e III estão corretas.
Finalizar

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

No período da República Oligárquica, quem detinha o poder do país eram os cafeicultores oligarcas de São Paulo e Minas. Eles mantinham seu poder através de uma alternância de poder mantida através da "Política dos Governadores", onde ora governavam paulistas, ora mineiros. Sabendo disso, podemos afirmar que as alternativas corretas são: I e II.

Análise das Alternativas sobre Política dos Governadores e do Café com Leite

I. Está CORRETA, pois a política Café com Leite, resultava na alternância do poder entre paulistas e mineiros através de mecanismos como a prática do coronelismo, coerção da população mais vulnerável nos períodos eleitorais, que através da violência, mantinham no poder as oligarquias regionais.

II. Está CORRETA, pois a política do Café com Leite estabeleceu a prática do coronelismo, onde oligarcas realizavam a coerção da população na hora do voto (que era aberto, ou seja, não secreto) o que mantinha as oligarquias regionais no poder, ajudando os governadores, que ajudavam o governo federal, e vice versa.

III. Está INCORRETA, pois a política do Café com Leite permitiu a perpetuação do poder das oligarquias regionais.

IV. Está INCORRETA, pois a política do Café com Leite deu início à prática do coronelismo.

Saiba mais sobre "Política do Café com Leite" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7085463

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes