Português, perguntado por marcelavitoriat, 5 meses atrás

resumo de red: crescer e uma fera​

Soluções para a tarefa

Respondido por akirusavs
8

Resposta:

O que acontece no filme Red crescer é uma fera?

A jovem Mei-Mei tem apenas 13 anos, mas de acordo com o seu ponto de vista, e praticamente uma adulta. A garota executa suas tarefas domésticas, vai bem nos estudos, está inscrita em um sem-número de atividades extracurriculares, está sempre ao lado das melhores amigas e, veja só, é capaz de ir sozinha para o colégio. O que a diretora Domee Shi (vencedora do Oscar pelo curta Bao, 2018, que já abordava relacionamentos entre pais e filhos num contexto de forte influência chinesa) quer deixar explícito, e de modo nada sutil, é que sua protagonista pode até acreditar estar no domínio das situações nas quais se encontra, mas a verdade é que há tantas pressões diferentes ao seu redor que, ainda mais se tratando de alguém tão novo, não haveria como lidar com tudo de maneira tranquila. Só que ao invés de um burnout – expressão bastante em voga atualmente – ou de apenas extravasar sua inabilidade e falta de experiência para fazer frente à tamanha demanda com atos aleatórios de rebeldia, o que lhe acontece é ainda mais inesperado: certo dia, ao acordar, se vê transformada em um panda vermelho!

Uma vez estabelecida essa situação, a dicotomia se torna mais evidente: apesar de uma evidente rejeição inicial – ainda mais se levando em conta que o que os adolescentes de hoje menos querem é ser diferente dos demais – logo o que poderia ser visto como desvantagem se torna um mérito valorizado. Mei-Mei, de nerd oficial da escola, passa a ser popular, aplaudida pelos colegas e cuja presença é disputada pelos amigos (e até pelos não muito chegados). Enquanto aproveita esse momento de glória, por assim dizer, há a necessidade de descobrir o que fazer com tal herança. Como é explicado através de diálogos bastante didáticos, nada é tão extraordinário como se poderia imaginar: todas as mulheres da sua família passam pela mesma transformação (!), uma tradição que teve início séculos atrás (!!), mas da qual é fácil se livrar, bastando para tanto enfrentar um ritual místico que possui até um guia de passo-a-passo para não errar (!!!). A menina, porém, terá que decidir: seguir em frente e fazer o que lhe mandam sem muito questionar, ou ousar um outro caminho e encarar o que lhe foi dado como um presente, ao invés de uma maldição.

Há pontos interessantes na narrativa de Red: Crescer é uma Fera. A mais evidente é a direta relação que se estabelece a partir da transformação da protagonista em um animal com as mudanças que qualquer corpo humano experimenta a partir dessa idade. Porém, apesar da analogia não ser nem um pouco discreta, os roteiristas fazem questão de torná-la explícita através de diálogos que chegam a citar pontualmente absorventes femininos íntimos – e a lembrança de que a tradução do título do filme é “Vermelho” não permite dúvidas. Outro ponto controverso é a relação de Mei-Mei com a própria mãe. Nos primeiros dias após adquirir esse poder de mudança, percebe que tal câmbio pode ser controlado, e para isso basta apenas demonstrar controle da mente: quando relaxada e desprovida de preocupações, é na forma humana que se mantém; porém, quando provocada ou nervosa, é o panda que se manifesta. Só que a “paz interior” que almeja, providenciada através de lembranças “ao lado das pessoas que mais ama”, como afirma, não vem de memórias com os pais, mas, sim, com amigas da mesma idade. O ponto crucial para a explosão do seu “animal interno”, importante lembrar, será uma vergonha pública provocada por uma total falta de tato da mãe, que não sabe respeitar a intimidade da garota, demonstrando não ter construído um diálogo sincero com a filha. Por fim, quando a própria figura materna deixa sobressair seu panda, não será uma figura fofinha e adorável, mas um gigante vingativo e destruidor. Uma complexidade que talvez nem mesmo Freud conseguisse explicar.


akirusavs: que outra coisa maninha
akirusavs: eu posso fazer um mais detalhado
marcelavitoriat: eu aceito maninho
akirusavs: mas ai seria um resumo pra la de grande
marcelavitoriat: uma pergunta você já assistiu o filme
akirusavs: ta aí ó
akirusavs: ja assiti sim
marcelavitoriat: agora você arrasou
akirusavs: ok obrigado
marcelavitoriat: agora tem tudo a ver com o filme
Perguntas interessantes