"a aproximação entre os países africanos, mais do que por motivos de ordem estrutural, é possibilitada pelos efeitos do colonialismo, com o agravamento da crise econômica e o endividamento externo, além das sérias consequências da repressão. A união se impõe, a despeito da diversidade de matizes ideológicos e políticos dos movimentos nacionalistas dos diferentes países africanos. " hernandez, l. L. A áfrica na sala de aula. São paulo: selo negro, 2005, p. 162. Sobre a literatura produzida pelos países africanos que falam a língua portuguesa, analise as assertivas a seguir. I. Os países conseguiram produzir uma literatura identitária logo após a vivência de suas independências políticas. Ii. Em sua maioria, a literatura produzida pelos países africanos que falam português se valem de modelos estéticos europeus para conseguir expressar suas matrizes culturais. Iii. José craveirinha é um dos escritores moçambicanos que simbolizam a libertação cultural e literária. Iv. Há ainda uma escassez de escritores africanos de língua portuguesa que representem significativamente as suas culturas e liberdades artísticas. É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
A literatura ou língua torna-se um indicador importante na independência de uma nação, porque se torna uma das identidades de uma determinada nação. As afirmativas corretas nas questões acima são I e III.
Literatura em países africanos
Os países do continente africano passaram a produzir literatura na forma de obras literárias consideradas como identidades durante o processo de emancipação no campo político. um deles é Angola, que começou a trabalhar livremente em 1975 e o poeta Agostinho Neto como seu primeiro presidente. Grande parte desta literatura é originária de Moçambique, a região é também o berço de escritores como José Craveirinha.
As obras literárias dessas figuras contêm uma mensagem real, simbolizando a libertação da cultura e da literatura de seu país. Outro exemplo é Mia Couto, independente de Portugal na mesma época ou época. No entanto, houve literatos que não alcançaram a independência, como José Craveirinha que esteve preso entre 1965 e 1969 pelo seu papel na luta armada pela independência.
Saiba mais especialistas em Literatura na África: https://brainly.com.br/tarefa/51298722
#SPJ4