a) Analise e defina como os “ready-made” romperam com o cartesianismo existente na Arte, dessacralizando-a.
b) O que poderia alçar um objeto qualquer à posição de obra de arte de acordo com o dadaísmo? Justifique e dê um exemplo prático.
Soluções para a tarefa
a) Eles rompem com o cartesianismo num gesto que dessacraliza a obra de arte, transportando fatores da vida cotidiana sem valor artístico para o âmbito das artes. Seu objetivo é vencer aquela “arte retiniana”, uma vez que exige a participação ativa do público.
b) Os ready-mades de Duchamp constituem manifestação cabal de certo espírito que caracteriza o dadaísmo. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições. Eles por exemplo pegaram e fizeram a reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e letras que permitem, quando lidas em francês, a formação de uma frase obscena L.H.O.O.Q.