Matemática, perguntado por valdirene5133, 1 ano atrás

a analise do discriminante de uma funcao quadratica pode fornecer? alguem me da um heeelllpppp aiii :)


pereiraagostinp7fj4v: fornecer o que?
trindadde: Fornecer uma análise da equação de segundo grau com base no discriminante. Veja a resposta que publiquei logo abaixo.

Soluções para a tarefa

Respondido por trindadde
0

Olá!


Uma equação do segundo grau é toda aquela que pode ser colocada na forma geral ax^2+bx+c=0, onde x é o valor desconhecido (incógnita) e os termos a,b\;\text{e}\;c são os coeficientes (dados por números reais).


O gráfico de uma função dada por uma equação deste tipo é uma curva em forma de parábola, que terá concavidade para baixo caso tenhamos a<0 e para cima se ocorrer a>0.


O discriminante desta equação é o nome formal do que todos conhecem por Delta (o famoso \Delta ). Ele existe para outras equações também, mas no ensino médio somente é visto o discriminante de equações do segundo grau.


Para encontrar o discriminante nessas equações usa-se a fórmula


\Delta=b^2-4\cdot a\cdot c.


Ele é utilizado principalmente para verificar se a equação em questão possui raízes (soluções) no conjunto dos números reais ou não. Prova-se que:


\Delta>0 indica que as duas raízes são reais e distintas


\Delta=0 indica que existe uma única raiz real (de multiplicidade 2, isto é, como se ela ocorresse duas vezes)


\Delta<0 indica que todas as raízes são complexas (não há raiz real neste caso)


Uma outra utilidade é geométrica, pois uma consequência do discriminante estritamente positivo (quando há duas raízes distintas e reais) é que o gráfico da parábola corta o eixo horizontal em dois lugares distintos. Quando o delta é nulo, temos a raiz única (de multiplicidade 2) e o gráfico apenas toca com o seu vértice no eixo horizontal; por fim, quando o discriminante é negativo (não há raiz real) então a parábola estará inteiramente acima (ou inteiramente abaixo) do eixo horizontal.







Bons estudos!

Perguntas interessantes