Química, perguntado por ivoneivrx, 5 meses atrás

A alteração na composição química de misturas (aumento das proporções ou mudança de componentes) interfere diretamente nas propriedades do material final. Por isso, é importante saber determinar quais elementos presentes em cada mistura conferem as propriedades desejadas para o desenvolvimento de determinado produto.

Uma liga metálica que será aplicada à fabricação de utensílios como panelas, pias e talheres deve ter propriedades como resistência à corrosão, ductilidade e baixa condutividade térmica. Qual seria a liga ideal e sua composição para essa aplicação?


A.
Aço (0,61% a 1,5% de carbono em ferro).


B.
Amálgama (cobre [67%] e zinco [33%]).


C.
Nicrom (níquel [60%] e crômio [40%]).


D.
Aço inoxidável (aço [74%], crômio [18%] e níquel [8%]).


E.
Ouro 18 quilates (ouro [75%]) e prata ou cobre (25%).


ivoneivrx: letra D-Aço inoxidável (aço [74%], crômio [18%] e níquel [8%]).
hugodutragtr: D.
Aço inoxidável (aço [74%], crômio [18%] e níquel [8%]).

Soluções para a tarefa

Respondido por andersonbsbeltrao
0

Resposta:

D.

Aço inoxidável (aço [74%], crômio [18%] e níquel [8%]).

Explicação:

O aço, constituído por 0,61% a 1,5% de carbono em ferro, tem alta porcentagem de carbono e, portanto, apresenta como propriedades a elevada dureza e ausência de ductilidade, além de oxidar com facilidade. A amálgama, apesar de ser resistente à oxidação, é uma liga extremamente maleável, o que inviabiliza seu uso para as aplicações desejadas. Além disso, sua composição é: mercúrio (3%), prata (65%), estanho (25%), cobre (5%) e zinco (2%). A liga nicrom, formada por níquel (60%) e crômio (40%), tem como propriedades a elevada dureza e a baixa condutividade elétrica, sendo utilizada em outros produtos, como resistências elétricas, por exemplo. A liga ouro 18 quilates é composta por ouro (75%) e prata ou cobre (25%), e suas propriedades são a dureza e o brilho, sendo utilizado para joias e peças ornamentais. Assim, a liga ideal para a confecção dos objetos desejados é o aço inoxidável. Este é composto por aço (74%), crômio (18%) e níquel (8%) e tem como propriedades a resistência à corrosão, a ductilidade e a baixa condutividade térmica. O crômio confere resistência à oxidação, enquanto o níquel confere ductilidade e resistência térmica.

Perguntas interessantes