Administração, perguntado por fedelandre, 1 ano atrás

A administração pública pode ser entendida como a atividade que desenvolvem os órgãos que compõem o Poder Executivo com vistas à consecução da finalidade do Estado, traduzida na satisfação do interesse social e no cumprimento de suas obrigações fundamentais de Estado”.


Fonte: FANUCK, Lia Celi. O Estado, os serviços públicos e a administração de pessoal. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 440-448, Dec. 1986. Disponível em . acesso em 10 May 2019.


Partindo dos conteúdos trabalhado no livro “Legislação para a Gestão”, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta acerca da classificação dos órgãos públicos.


( ) Quanto à classificação dos órgãos públicos, várias são as propostas, porém mais importante é diferenciá-los como independentes, autônomos, superiores e subalternos.


( ) São consideradas subalternos as Corporações Legislativas (Congresso Nacional, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores) e as Chefias do Executivo (a Presidência da República e os governadores de estados).


( ) Órgãos superiores são aqueles que possuem o poder de direção, o controle e o comando dos assuntos de sua competência específica, mas subordinados a uma chefia mais alta. Não possuem autonomia administrativa nem financeira. Exemplos são Gabinetes.


( ) São autônomos os órgãos de cúpula da administração, colocados abaixo dos órgãos independentes e subordinados a seus chefes. Possuem ampla autonomia financeira, técnica e administrativa. Exemplos são os Ministérios, as Secretarias de Estado e Município.

A
V, F, V, V

B
F, V, V, V

C
F, V, V, F

D V, V, F, F
E
F, V, F, V

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielellwanguer
5

Resposta:

A  

V, F, V, V

Explicação:

Páginas 42 e 43 do livro base.


tinabreguez: CORRETO
Respondido por LarissaMoura3
2

a) V, F, V, V.

A classificação dos órgãos públicos envolvem diversas propostas, em que são diferenciados em independentes, autônomos, superiores e subalternos.

Os órgãos superiores apresentam poder de direção, de controle e de comando dos aspetos de sua competência própria.

Os órgãos autônomos são os representantes da cúpula da administração, que se encontram abaixo dos órgãos independentes e subordinados a uma chefia maior.

Bons estudos!

Perguntas interessantes