A Administração pública gerencial, implantada a partir dos movimentos de modernização e reforma do Estado que ganharam ênfase nos anos 1990, possui como características:
a) descentralização dos processos decisórios, formas flexíveis de gestão, remuneração por desempenho, competição administrativa e orientação para o cidadão-cliente.
b) concentração dos processos decisórios, aumento dos controles de fluxo de trabalho e foco no treinamento e capacitação dos servidores.
c) inversão do conceito clássico de hierarquia, com redução dos níveis inferiores e aumento dos intermediários, com ênfase no controle dos processos internos.
d) verticalização das estruturas organizacionais, com aumento dos níveis hierárquicos superiores, departamentalização e especialização dos setores para tomada de decisões estratégicas.
e) horizontalização das estruturas organizacionais, centralização dos processos decisórios, introdução de mecanismos de controle de processos e foco no cidadão-cliente.
Soluções para a tarefa
O modelo gerencial da administração pública ou public management traz em sua estrutura conceitos como modelos de avaliação de desempenho, novas formas de controlar o orçamento e serviços públicos, busca pela qualidade, redução de custos e foco no resultado. O modelo de administração pública gerencial implica, em suma, no entendimento de que o aparelho de Estado deve ser responsável pela formulação e regulação de políticas públicas, não necessariamente por sua execução. Após essa contextualização, vamos proceder à análise das alternativas:
A letra “a" é a alternativa mais completa para a resposta, pois, apresenta como características a descentralização dos processos decisórios, formas flexíveis de gestão, remuneração por desempenho, competição administrativa e orientação para o cidadão-cliente, ou seja, preceitos do modelo gerencial.
A letra “b" está incorreta com a inclusão do termo “concentração dos processos decisórios";
A letra “c" está incorreta com a inclusão do termo “inversão do conceito clássico de hierarquia" e “aumento dos intermediários, com ênfase no controle dos processos internos", lembrando que o modelo gerencial foca no resultado.
A letra “d" está incorreta toda incorreta, pois termos como verticalização, aumento dos níveis hierárquicos; departamentalização e especialização não representam a administração pública gerencial;
A letra “e" está incorreta com a inclusão dos termos “centralização dos processos decisórios e introdução de mecanismos de controle de processos, que se referem ao modelo burocrático".
Logo, nossa resposta é a letra (A). É isso, espero ter ajudado!!