A Administração da Produção e Operações envolve com o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle das operações produtivas, de maneira a se adequarem com os objetivos da empresa. De acordo com Moreira (2012) ainda, "o Planejamento e as ações de resolução que lhes são distintas podem ser classificados em três grandes níveis, de acordo a abrangência que terão dentro da empresa, afetando fatias maiores ou menores da empresa: nível estratégico, nível tático e nível operacional, o nível estratégico tem por definição:
O planejamento e a tomada de decisões operacionais têm posição nas atividades produtivas, abrangem curtos horizontes de tempo e riscos relativamente menores. Atividades rotineiras como a alocação de carga aos setores produtivos e a programação da produção são exemplos, assim como o controle de estoques.
Neste nível, planejamento e tomada de decisões são mais abrangentes em propósito, incluindo políticas corporativas (grandes políticas da empresa), escolha de linhas de produtos, localização de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura etc.
Os níveis estratégicos não abrangem, obrigatoriamente, horizontes de longo prazo e, portanto, altos graus de riscos e incerteza.
Neste nível, planejamento e tomada de decisões não são mais abrangentes em propósito, incluindo políticas corporativas (grandes políticas da empresa), escolha de linhas de produtos, localização de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura etc.
Neste nível é mais apertado em escopo que o anterior e abrange fundamentalmente a atribuição e a utilização de recursos. Em indústrias, o planejamento tático acontece em nível de fábrica, abrange médio prazo e moderado grau de risco. O chamado Planejamento Agregado da Produção, que será posteriormente estudado, é um bom exemplo de atividades conduzidas no nível gerencial médio da organização.
Soluções para a tarefa
O nível estratégico tem por definição "Neste nível, planejamento e tomada de decisões são mais abrangentes em propósito, incluindo políticas corporativas (grandes políticas da empresa), escolha de linhas de produtos, localização de novas fábricas, armazéns ou unidades de atendimento, projeto de processos de manufatura etc."
Nível Estratégico
O nível estratégico pensa no futuro da empresa de forma macro (grandes politicas da empresa), o planejamento é a longo prazo e tudo envolve a preparação para diferentes cenários, tomando decisões de acordo com os objetivos da organização.
Nível Tático
O papel do planejamento tático é criar objetivos e condições que possibilitem o alcance das ações identificadas no plano estratégico. Atua em nível setorial e no médio prazo.
Nível Operacional
Além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar o plano em prática, o plano operacional define as pessoas envolvidas, suas responsabilidades, atividades, papéis e divisão de tarefas. Realizável a curto prazo.
Diante do exposto a definição correta para o nível estratégico está relacionado a tomada de decisões incluindo as grandes politicas corporativas de longo prazo.
Aprenda mais sobre Nível estratégico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/18436941
#SPJ2