Geografia, perguntado por leticiafarias1522, 4 meses atrás

Faça um resumo sobre os crescimentos social e ambientais da China,Japão e tigres asiáticos

SOCORRO GENTE ​

Soluções para a tarefa

Respondido por izabellyvitoria0202
1

Resposta:

Crescimentos social e ambiental da China

ambiental:

Grande parte da população chinesa viveu, ao longo de milhares de anos, e ainda vive em condições ambientais adversas. ... Desde então, e ao longo dos últimos 30 anos, a economia chinesa apresenta contínua e elevada taxa de crescimento, variando entre 8 e 10% ao ano (JIANG, 2002; ZHANG, 2011, UEHARA, 2013, GONG, 2013).

Quais são os principais problemas ambientais da China?

1 - Tempestades de areia cobrem de pó cidades inteiras.

2 – Maior rio chinês enfrenta sua pior seca em 50 anos.

3 - Uso abusivo de fertilizantes causa "explosão" de melancias.

4 – Poluição atinge níveis recordes em Xangai.

Que problemas o aumento da poluição tem causado a China?

Grande parte da geração de energia na China ainda é baseada na queima de carvão mineral, o que vem causando forte poluição atmosférica nas cidades e grande emissão de dióxido de enxofre (SO²), causador da chuva ácida, que afeta mais de 30% do território do país.

Social:

A China é uma república comunista que visa a desenvolver os princípios de uma sociedade socialista. Contudo, são observadas no país práticas econômicas de cunho liberal – por muitos, consideradas capitalistas. O Partido Comunista, criado em 1921, está à frente do governo chinês desde 1949.

O que explica o crescimento da China?

O principal deles é a crise energética, decorrente de uma política chinesa de menor emissão de gases de efeito estufa. O objetivo do governo chinês é aumentar o uso de combustíveis não fósseis para 20% do consumo de energia, que hoje correspondem a aproximadamente 15%.

Tigres asiáticos :

Na década de 1970, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.

O modelo industrial desses países é caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação), ou seja, as indústrias transnacionais que se estabeleceram nesses países e as empresas locais implantaram um parque industrial destinado principalmente ao mercado exterior.

Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan utilizaram métodos diferentes para o desenvolvimento econômico, no entanto, essas nações apresentaram aspectos comuns, como forte apoio do governo, proporcionando infraestrutura necessária (transporte, comunicações e energia), financiamento das instalações industriais e altos investimentos em educação e em qualificação profissional.

Além disso, esses países (exceto Coreia do Sul) adotaram uma política de incentivos para atrair as indústrias transnacionais. Foram criadas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), com doações de terrenos e isenção de impostos pelo Estado.

Diferentemente dos outros Tigres Asiáticos, a Coreia do Sul demonstrou resistência a instalações de empresas transnacionais em seu território. O desenvolvimento industrial do país baseou-se nos chaebols, que se caracteriza por redes de empresas com fortes laços familiares. Quatro grandes chaebols controlam a economia coreana e têm forte atuação no mercado internacional: Hyunday, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.

Somente na década de 1980 começaram a entrar transnacionais na Coreia do Sul, entretanto estas são associadas a empresas coreanas.

Os Novos Tigres Asiáticos

Em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas. Além dos investimentos dos quatro Tigres originais, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, do Japão e de outros países desenvolvidos.

Nesses novos Tigres foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Nesses países há mão de obra menos qualificada que a encontrada nos quatro Tigres originais, porém, muito mais barata. Milhares de pequenas empresas produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.

Espero ter ajudado , bons estudos !!


leticiafarias1522: obgda mas faltou a do Japão
Perguntas interessantes