Filosofia, perguntado por anonimo2356, 9 meses atrás

A acepção mais corriqueira do termo cético não esconde um certo preconceito: “cético” seria aquele incrédulo radical, privado de opinião sobre qualquer assunto, o descrente inflexível que, não raro, se converte na imagem burlesca do ranzinza duvidando de tudo e de todos. Tal acepção, além de manifestar uma caricatura injusta do cético, tende a ocultar os vestígios de um trajeto filosófico rigoroso que se toma em direção ao ceticismo, compreendido não como atributo, mas como atitude metódica a ser conquistada.Uma rápida descrição etimológica do termo evitaria as frequentes distorções: sképsis significa, afinal, “investigação”, “exame”, “observação atenta”, “reflexão”, não havendo, portanto, um caráter negativo originalmente associado à palavra. Ao buscar uma verdade ulterior, o cético inspeciona seus próprios juízos e impressões, observa o conflito e as contradições internas das diferentes interpretações filosóficas sobre a realidade e em seguida denuncia a falência de todo sistema que pretenda, de maneira dogmática, se apresentar como a própria expressão da verdade. SOCHA, Eduardo. A supremacia da dúvida sistemática. CULT, São Paulo, ed. 121. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2015.

Com base nos textos e nos seus conhecimentos sobre o ceticismo, assinale a alternativa correta.

A Ceticismo é a atitude dogmática e a aceitação incondicional das verdades adquiridas pelos sentidos.

B Para os céticos, os únicos conhecimentos verdadeiros eram aqueles obtidos pela razão.

C Apenas os sentidos e a experiência podem, segundo defendem os céticos, oferecer um fundamento para a verdade.

D Diante das verdades absolutas, o cético opta por suspender o juízo, pois percebe as contradições inerentes às diferentes tendências filosóficas.

E O cético não inspeciona os seus próprios juízos e impressões, pois entende não haver nele contradições.


Mendigassa: tbm queria saber...
marii1216: ai ai essa geekie one

Soluções para a tarefa

Respondido por Mendigassa
13

Resposta:

Letra D

"Diante das verdades absolutas, o cético opta por suspender o juízo, pois percebe as contradições inerentes às diferentes tendências filosóficas. "

Explicação:

O ceticismo não é uma atitude dogmática e também não atribui caráter de verdade absoluta nem à experiência nem aos conhecimentos racionais. Desse modo, quando diante dos conflitos da própria razão, o cético opta pela suspensão do juízo.

Perguntas interessantes