Ed. Física, perguntado por Ian1707, 2 meses atrás

A abordagem da saúde renovada indica que o esporte deve voltar a ser o conteúdo principalmente da educação

Soluções para a tarefa

Respondido por souzarotieh
0

Resposta:

Desenvolver a saúde nas escolas é uma possibilidade de disseminar hábitos positivos nos escolares, já que crianças são difusoras de boas práticas em casa. (BRASIL, 2011). De acordo com o PSE (Programa Saúde na Escola) desenvolvido por Brasil (2013) deve haver uma integração permanente entre a educação e a saúde, que objetive uma formação integral dos estudantes por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde.

   O presente estudo tem por objetivo expor os conhecimentos relacionados à aptidão física dentro da Educação Física Escolar, e apresentar a abordagem saúde renovada como forma de incentivar os alunos a praticar alguma atividade física que promova uma melhor qualidade de vida.

   A função de uma aula de Educação Física, entre outras coisas, deve ser a de conduzir os alunos a algum objetivo específico. O desuso de uma abordagem que norteie o caminho do aluno e até mesmo do professor influenciará na sua vontade ou não de participar das aulas. Seria a saúde renovada uma abordagem que proporcionaria as ferramentas para que os alunos participassem mais das aulas?

   A saúde renovada tem por objetivo informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios físicos dentro de suas aulas e fora delas. O principio da autonomia no gerenciamento da aptidão física deve abranger todos os alunos e não somente os mais identificados. Outro aspecto dessa abordagem é que não se devem privilegiar as modalidades esportivas e jogos, a inserção da cultura corporal nas aulas, fará com que o aluno assuma uma postura autônoma para otimização da saúde. (DARIDO, 2005)

   Durante muito tempo a inatividade física foi considerada como um fator secundário do desenvolvimento de doenças coronarianas dentre, ou seja, um estilo de vida inativo aumentaria o risco de doenças coronarianas somente se existissem outros fatores primários. (HOWLEY, POWERS, p.344, 2009)

   Segundo Guedes (1997) apud Barros et al. (2009) a aptidão física está relacionada a componentes que se ligam à prevenção e tratamento de doenças do tipo degenerativas, como as cardiopatias, a obesidade, a hipertensão, doenças coronarianas e distúrbios músculo esquelético, que pode comprometer a sua prática de atividade física.

   A partir da publicação de vários estudos citados por Howley e Powers (2009), em sua obra, o fator inatividade física foi considerado um fator primário. Tendo como fator de risco à população mundial o sedentarismo (inatividade física), também é um problema no Brasil, onde a vivencia escolar pode influenciar diretamente na vida ativa ou sedenta dos seus alunos, a saúde renovada visa proporcionar situações práticas, utilizando exercícios físicos com o objetivo a melhorar ou manter a aptidão física.

Perguntas interessantes