A abolição da Igreja e do Estado deve ser a primeira
e indispensável condição para a verdadeira libertação da
sociedade; só depois que isso acontecer é que a sociedade
poderá ser organizada de uma maneira diferente. Não de
cima para baixo e segundo algum plano ideal sonhado
por alguns sábios e eruditos, e menos ainda por decretos
emanados de algum poder ditatorial, ou ainda por uma
assembleia nacional eleita por sufrágio universal. [...] Um tal
sistema levaria inevitavelmente a criação de um novo Estado
e, consequentemente, a formação de uma aristocracia oficial,
isto é, uma classe de individuos que não teriam nada em
comum com o povo e que começariam imediatamente a
explorar e subjugar esse povo em nome do bem-estar geral
ou para salvar o Estado.
O texto de Mikhail Bakunin reforça uma característica da
ideologia anarquista do século XIX, expressa na defesa da
A instituição de um Estado proletário.
B organização sindical dos operários.
C conciliação entre as classes sociais.
D promoção da liberdade humana.
E adoção de medidas reformistas.
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É correta a alternativa D, tendo sido Bakunin um opositor não só das formas burguesas de organizar a sociedade, sendo um crítico do capitalismo, mas também da ideia de ditadura do proletariado.
Para Bakunin, a própria organização de um Estado, com ferramentas oficiais de repressão e formas de organização da vida de acordo com uma hierarquia, seria algo prejudicial para as pessoas. Defendia a liberdade como princípio inviolável, que não deveria ser relativizado ou "negociado" de modo algum.
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