História, perguntado por gleisipaixao3480, 1 ano atrás

A Abolição da Escravatura, a imigração europeia e o processo de industrialização brasileiro criaram as condições para o surgimento de um novo grupo social: a classe operária, que se organizou em sindicatos e partidos políticos. Pergunta-se: a) Quais eram as reivindicações dos operários brasileiros durante a República Oligárquica? 11 b) Em quais tendências se dividia o movimento operário brasileiro até 1922? ais eram as principais diferenças entre as propostas dessas tendências?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
17
Olá!

Vamos as repostas:

A) Como sabemos os trabalhadores daquela época não eram mais escravos, porém as situações em que os mesmos eram colocados lembravam bem o conceito de escravidão. Assim basicamente as reivindicações operarias só queriam aquilo que era de direito dos mesmos, ou seja, melhores condições de trabalho, a diminuição das horas trabalhadas, pagamentos de acordo com que se era trabalhado, ter direito a um bom período apenas para descansar etc.

B) Alguns movimentos possuíam tendências anarquistas, ou seja, o fim do Estado e era a favor da democracia direta. Já outros eram a favor do comunismo, ou seja, uma sociedade com direitos iguais para todos, onde existe apenas uma classe social.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes